Recebi do amigo Almir, o relato sobre a linda experiência que a também amiga Daniella Romano conduziu, com um grupo de deficientes visuais durante a Expovinis.
Leiam um trecho deste relato do Almir:
“Em algumas oportunidades pude conversar com a Daniella Romano, dos “Aromas do Vinho”, a respeito do projeto sensorial que ela vem desenvolvendo.
Ao longo de dois anos um grupo de deficientes visuais, vêm experimentando e aprendendo sobre vinhos e hoje estão inseridos neste universo.
A identificação dos aromas, o aprendizado no desenvolvimento de um material que pudesse ser manipulado sem riscos, tudo isto agregado, mais o tempo e a dedicação de instrução e ensino, em cada passo, possibilitou trazer e tornar possível e real o projeto.
Deixaram de ser só os aromas, deixou de ser só o vinho e passou a ser um bem social, algo sem preço, algo que realmente me emociona, me comove e me convence.
Sinto-me feliz de ser o porta-voz no sentido de divulgar o trabalho, vendo como uma oportunidade única, um aprendizado sensorial e muito emocional, na descoberta de um mundo novo, por quem antes se achava, de alguma forma, limitado fisicamente.
As oportunidades são imensas, o horizonte que se abre, descortina-se em uma realidade que se firma em uma idéia e se consolida em resultados práticos, quando se vê um grupo como este, circulando em uma feira de vinhos, da magnitude da Expovinis.
A feira, os interesses comerciais, tudo isto foi o “pano de fundo”, por alguns instantes, na vida destas pessoas que tiveram a oportunidade de degustar vinhos e experimentar um novo mundo, em um projeto único, espetacular, desprendido e abnegado, desenvolvido pela Daniella.
Ela poderia nos falar mais, falar do que foram estes dois anos, na concepção, no ensinamento, na busca por soluções para incluir o grupo, torná-lo homogêneo, cheio de percepções e alcançar resultados.
Daniella reuniu seu grupo de deficientes visuais e os conduziu a Expovinis 2011. Pudemos observar e acompanhar os passos, e as expressões de felicidade do grupo formado por pessoas comuns, experimentando o que se pode chamar de “Inclusão Social”, a meu ver, sem precedentes no mundo dos vinhos.
www.aromasdovinho.com.br
Álvaro Cézar Galvão