Meninas e meninos,
A nova IP Vinhos de Inverno Sul de Minas foi reconhecida no início deste mês pelo INPI- Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Agora os vinhos de inverno, no sistema de dupla poda contam com uma indicação de procedência para produção de vinhos. A ação é bem comum na Europa e no sul do Brasil e vai dar mais padrão e qualidade pros vinhos mineiros.
Uma das contempladas na área da nova IP É A Barbara Eliodora que visitei em 2023, quando do lançamento de seus Syrah’s. A partir de agora, portanto, todos os rótulos da vinícola terão o selo “I.P Vinhos de Inverno Sul de Minas”. A nomenclatura é mais um atestado que salienta a qualidade da bebida produzida na região, além de normatizar cepas e o terroir do sul de Minas como importante produtor.
Para quem está acostumado com o mundo dos vinhos, as “I.P’s” também funcionam como um recurso de procedência e ajudam a diferenciar as regiões com algumas normas de utilização, cepas, manejos circunscrevendo maior potencial produtor.
Para exemplificar, no Brasil são amplamente conhecidas outras denominações como “Vale dos Vinhedos” /, que já é uma DO-Denominação de Origem e “Altos de Pinto Bandeira”, também DO .
Para estar dentro da “IP Vinhos de Inverno Sul de Minas”, as bebidas precisam ser produzidas com as uvas da categoria vitis vinifera na técnica da dupla poda, também conhecida como poda invertida.
A técnica-VEJA AQUI NO ESTADO DE SÃO PAULO , consiste na realização de duas podas, uma em agosto e outra em janeiro, em que se inverte o ciclo natural da planta e colhe-se no inverno, driblando períodos chuvosos e favorecendo índices mais satisfatórios de qualidade.
Para receberem o selo, os vinhos precisam ser feitos com as uvas Syrah, Merlot, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Marselan, Tempranillo, Petit Verdot, Pinot Noir e Grenache para vinhos tintos e rosados.
Para os vinhos brancos, a permissão está nas castas Sauvignon Blanc, Viognier, Marsanne E Chardonnay,
Quem pode participar da nova IP Vinhos de Inverno Sul de Minas?
Um comitê formado por enólogos e engenheiros agrônomos foi responsável por todo o trâmite que reconheceu a criação da IP. Por isso, haverá uma rigorosa fiscalização dos cortes e das práticas nos vinhedos para que os rótulos possam receber a indicação.
Assim, a zona permitida é de aproximadamente 4.200 km² entre as cidades de São João da Mata, Cordislândia, São Gonçalo do Sapucaí, Três Corações, Três Pontas, Campos Gerais, Boa Esperança, Bom Sucesso, Ibituruna e Ijaci.

Mapa-localidades dentro da IP Sul-de Minas-crédito Rafael de Brito
Barbara Eliodora: uma das vinícolas mais premiadas do Brasil
A vinícola já foi premiada pela revista britânica Decanter como o melhor vinho Brasileiro em 2024, além de ter tido inúmeras premiações internacionais, incluindo o Syrah do Mundo.
Localizada em São Gonçalo do Sapucaí, a vinícola Barbara Eliodora é uma empresa familiar que nasceu do sonho de um produtor rural. A empresa foi fundada em 2015 nas montanhas de Minas Gerais, sendo a primeira vinícola da região a produzir uvas Vitis Vinifera a partir da técnica da dupla poda.

IP Vinhos de Inverno Sul de Minas
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão