Meninas e meninos,
Com um nome que já sugere o prazer, a Hedoniste, é uma recém aberta importadora que trás exclusivamente Champagnes artesanais.
Hedonismo, doutrina que considera o prazer individual e imediato, o único bem possível, princípio e fim da vida moral.
No sentido corrente, o hedonista procura o prazer sempre, e é o que um belo Champagne artesanal nos proporciona.
A querida amiga Fernanda Fonseca, assessora desta importadora, comenta que o pequeno catálogo, mas grande em qualidade, desta nova empresa, é resultante de produtos artesanais, onde os produtores fazem tudo eles próprios, pois são pequenas produções que usam suas próprias uvas, de seus vinhedos Premier Crus e Grand Cru.
Os produtores colocam os rótulos manualmente, e esperam anos para vender seus vinhos, sem pressa, sendo que o mais novo produtor do catálogo está na 5ª geração de vinhateiros e o mais antigo há 13 gerações.
Degustamos:
-Champagne Lamblot 2002, corte de 50% Pinot Noir, 50% Chardonnay, com classificação de vinhedos 90% Premier Cru do Vale do Marne.
Elegante, aromas cítricos e florais acompanhados do to desejado pão tostado.
Em boca confirma os cítricos, o tostado, o mel, mousse explosiva., fica 8 anos sobre as borras, um dos que mais gostei.
-Champagne Michel Arnould Extra Brut, 100% Pinot Noir, com uma dosagem de açúcar na casa dos 3 g/L. Classificação de vinhedos 100%. Grand Cru da vila de Verzenay.
Mais mineral, frutas cítricas e os tostados, confirmando em boca os cítricos e o mineral.
-Champagne Franck Bonville: Camille Bonville 100% Chardonnay. Classificação de vinhedos 100% Grand Cru das vilas de Avize e Cramant.
Aromas mais florais, aparecem também o mineral e o cítrico, mousse grandioso, perlage sem fim, maravilhoso.
-Champagne Michel Arnould Brut Rosé 100% Pinot Noir. Classificação de vinhedos 100% Grand Cru da vila de Verzenay.
Aromas que lembram chocolate, amanteigados, floral e cítricos.Boca confirma o amanteigado e o chocolate sutil, e o cítrico dando o toque de acidez.
-Champagne Franck Bonville Demi Sec 100% Chardonnay. Classificação de vinhedos: 100% Grand Cru
Com meus preferidos o Camille Bonville e o Lamblot Millésime 2002 eu também me senti um hedonista, até porque quanto ao jantar, nem preciso dizer que estava esplêndido, pois foi no La Brasserie do amigo Chef Erick Jacquin, que a Fernanda e os vinhos não fariam por menos.
Hedoniste
www.hedoniste.com.br
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão