Uma comissão de seleção, composta por enólogos de todo o País, selecionará os vinhos mais representativos da Safra 2008. No dia do evento, serão degustados a 16 vinhos classificado, das seguintes categorias:
BRANCOS FINOS SECOS AROMÁTICOS
BRANCOS FINOS SECOS NÃO AROMÁTICOS
ROSÉ
TINTOS FINOS SECOS
TINTO FINO SECO JOVEM
BASE PARA ESPUMANTE
OBJETIVO
Desde 1993, a Associação Brasileira de Enologia realiza, em Bento Gonçalves (RS), a Avaliação Nacional de Vinhos. Embora siga um regulamento formal, a Avaliação Nacional de Vinhos não é um concurso. De caráter educativo, o evento tem a finalidade de promover o vinho brasileiro e divulgar práticas da degustação e apreciação dos vinhos, sendo o único do gênero em todo o mundo. O estímulo ao resultado do trabalho dos enólogos está presente a cada ano, oportunizando aos participantes a comparação entre safras, além do desenvolvimento de técnicas de degustação e vocabulário praticados por experts internacionais. A cada amostra de vinhos apresentada, todos os participantes registram em uma ficha individual suas sensações visuais, olfativas e gustativas, podendo, em seguida, compará-las com a média dos 16 degustadores convidados.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENOLOGIA
Criada em 1976, a Associação Brasileira de Enologia sempre trabalhou para a promoção do vinho brasileiro e valorização dos profissionais do vinho – os enólogos.
Reconhecida internacionalmente pela sua credibilidade e seriedade na realização de eventos técnicos para a promoção do aperfeiçoamento do enólogo, a ABE sempre buscou oportunizar seus associados o intercâmbio profissional e tecnológico. Sua forte representatividade coloca o Brasil no cenário internacional. Diante disso, a entidade tem sido constantemente convidada a enviar representantes aos mais diversos concursos internacionais de vinho promovidos sob a chancela da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV). Desde 1998, a ABE é membro da União Internacional de Enólogos (UIOE).