Este ano a Expovinis, maior feira de vinhos da América Latina, aproveitando o grande fluxo de importantes visitas, inovou em algumas ações.
Uma delas, o lançamento da campanha do IBRAVIN-Instituto Brasileiro do Vinho com o título acima desta chamada, e que a meu ver, é um começo para que o vinho seja mostrado de forma institucional e tem no saca-rolhas verde-amarelo, criado pelos Irmãos Campana, o seu principal ícone, com o objetivo de reposicionar os Vinhos do Brasil no mercado interno e iniciar o processo de construção de imagem da marca no exterior.
“Abra e se abra. Abra sua cabeça, abra um vinho brasileiro”. Este é o conceito da nova campanha institucional do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) para o mercado nacional e internacional, cujo lançamento nacional ocorreu nesta terça-feira (5), em São Paulo, na abertura da Expovinis 2009. A estratégia de marketing do Ibravin para reposicionar os Vinhos do Brasil no mercado interno e iniciar o processo de construção de imagem da marca no exterior tem um ícone máximo: o saca-rolhas verde-amarelo exclusivo criado pelos designers Humberto e Fernando Campana, os internacionalmente conhecidos “Irmãos Campana”. O objeto que passará a ser um símbolo dos vinhos brasileiros no país e no mundo não foi escolhido por acaso. “Ele representa a atitude de abrir a cabeça das pessoas para experimentar os vinhos brasileiros”, explica o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani. Segundo o making off apresentado no Lounge VIP Vinhos do Brasil do Transamerica Expocenter, onde ocorre a Expovinis, o saca-rolhas dos Irmãos Campana, presentes no evento, traz uma mensagem clara e objetiva – abra a sua cabeça, abra um vinho brasileiro –, que traduz o novo posicionamento da marca Vinhos do Brasil. “A nossa experiência comprova que a aceitação dos vinhos brasileiros é conseqüência direta da degustação sem preconceito dos produtos. E é justamente isso que o saca-rolhas representa”, afirma o gerente de Promoção e Marketing do Ibravin, Diego Bertolini. “O objetivo é agregar valor à marca Vinhos do Brasil e, assim, aos vinhos e espumantes nacionais”, revela.Foco da campanhaCom base emocional, a campanha é dirigida a pessoas que procuram uma vida mais alegre e são atentas a novas experiências. “A campanha mostra, através de imagens, a jovialidade, a descontração e a autenticidade dos vinhos brasileiros”, afirma Paviani. Todas as locações para as fotos que integram a campanha tiveram o Rio de Janeiro como moldura. A escolha do cenário é histórica, porque abandona o clima rural e intimista dos vinhedos e das cantinas, colocando em foco todas as cores da luz tropical da Cidade Maravilhosa. O fotógrafo carioca Daniel Mattar, escolhido para assinar as imagens da campanha, colocou em primeiro plano homens e mulheres jovens, representando toda a diversidade étnica do Brasil. As rolhas, os barris e as uvas saíram de cena. No mercado interno, esta mudança na comunicação trazida pela campanha institucional do Ibravin busca romper o preconceito ainda existente contra os vinhos brasileiros. “Devido a ações agressivas de marcas estrangeiras e à falta de disseminação do conhecimento da evolução da indústria vitivinícola brasileira, ainda sofremos com uma baixa percepção de qualidade”, ressalta Paviani. “Como não é algo racional, está muito mais ligada à questão da imagem refletida e percebida”. O novo posicionamento dos vinhos brasileiros busca transformar esta imagem, aproximando-a da realidade. “O setor está pronto para oferecer produtos descomplicados e diversificados, ideais para acompanhar momentos alegres da vida das pessoas”, assegura o diretor-executivo do Ibravin. Atitude cabeça-abertaO esforço é mostrar que, em geral, os vinhos brasileiros possuem características enológicas – de leveza, frescor e álcool moderado – que combinam com encontros simples, alegres, descontraídos e prazerosos, em qualquer momento da vida. “Hoje, quem bebe vinho brasileiro tem atitude, está aberto a inovações, a novas experiências, é ousado, autêntico e tem opinião própria”, explica a publicitária Márcia Fernanda, da Escala. A atitude “cabeça aberta”, representada pelo saca-rolhas, mira um consumo descomplicado do vinho e do espumante. “Estes consumidores não seguem um ritual, eles bebem por prazer, transformando seus momentos do dia-a-dia em eventos especiais”, comenta Márcia Fernanda. Depois da apresentação da nova campanha, que terá lançamento mundial nos dias 12 e 13 de maio, em Londres, na London Wine Fair, os convidados participaram de um coquetel com cardápio tipicamente brasileiro e degustação de vinhos e espumantes nacionais, embalados por músicas da bossa nova.
Criado pelos designers “Irmãos Campana”, ícone representa a atitude de abrir a cabeça das pessoas para experimentar os vinhos brasileirosA estratégia de marketing do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), criada pela Escala, para reposicionar os Vinhos do Brasil no mercado interno e iniciar o processo de construção de imagem da marca no exterior têm um ícone máximo: o saca-rolhas verde-amarelo exclusivo criado pelos designers Humberto e Fernando Campana, os mundialmente conhecidos “Irmãos Campana”. O objeto que passará a ser um símbolo dos vinhos brasileiros no país e no mundo não foi escolhido por acaso. “Ele representa a atitude de abrir a cabeça das pessoas para experimentar os vinhos brasileiros”, explica o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani. O lançamento nacional da campanha institucional do Ibravin ocorre em São Paulo, nesta terça-feira (5), às 17h, no primeiro dia da Expovinis, a maior feira de vinhos da América Latina, que segue até quinta-feira (7).Designers de arte reconhecidos internacionalmente pela simplicidade do seu trabalho, os brasileiros Humberto e Fernando Campana foram escolhidos pelo Ibravin por representar, com o seu trabalho, tudo aquilo que os vinhos brasileiros são e, sobretudo, como pretendem ser vistos pelos consumidores. “Descomplicados, democráticos, companheiros de momentos alegres, assim são os vinhos brasileiros e assim são os Irmãos Campana”, comenta o gerente de Promoção e Marketing do Ibravin, Diego Bertolini.Saca-rolhasDo seu austero estúdio em São Paulo, situado no bairro Santa Cecília, no centro da cidade, Humberto e Fernando Campana definem a criação do novo ícone dos Vinhos do Brasil. “É a força da natureza e o poder da abstração, reunindo beleza, corpo e poesia em uma peça única”, sustentam. Conforme eles, o saca-rolhas cria uma transição entre a cor verde bandeira na parte superior e o amarelo-dourado metálico na parte inferior, da “espiral” que penetra a rolha. “É um objeto funcional, mas ao mesmo tempo extremamente emocional, lúdico. O brasileiro, afinal, é 100% emoção”, fala Humberto.
Apreciadores de vinho tinto, sobretudo da cepa Cabernet Sauvignon para Humberto, e Carmenere, para Fernando, “Os Campana” detalham a criação do ícone da seguinte forma: “formado por linhas leves e elegantes, o saca-rolhas símbolo dos vinhos brasileiros funde dois universos, a forma orgânica das videiras, que se retorcem naturalmente, como o movimento de curvas da cadeira Corallo, que se cristalizam como um rabisco no ar”. A referência à premiada cadeira Corallo remete também a outro objetivo de sucesso criado pela dupla de designers, a sandália Melissa Corallo, obra inspirada na mesma obra. Desenvolvida por eles em 2004, a cadeira Corallo, produzida por Edra, na Itália, é feita de aço inoxidável, de forma irregular, moldada com as mãos, para lembrar os recifes de coral da costa brasileira. Segundo os designers, a poltrona feita de fios emaranhados, que é uma das marcas registradas dos “Irmãos Campana”, é um “rabisco em 3D”. Em 2005, a peça ganhou o primeiro lugar na feira de móveis de Valência, na Espanha. Atualmente, integra a coleção permanente do Museu de Arte Moderna (Moma) de Nova York (EUA). “É uma peça referência que, com certeza, vai ajudar na difusão do saca-rolhas pelo mundo afora”, diz Humberto. “Pois é este saca-rolhas – repleto de significados –, que, a partir de agora, pretende se fixar na cabeça e nos corações das pessoas como um símbolo inesquecível dos Vinhos do Brasil”, salienta Bertolini.Saiba mais sobre os “Irmãos Campana”
– Dignos expoentes do design contemporâneo mundial, os brasileiros Fernando e Humberto Campana não ostentam o glamour alcançado por suas criações mais famosas (cadeiras Favela, Vermelha, Corallo e Banquete). A inspiração destes artistas vem da simplicidade, do dia-a-dia e, mais do que isso, da realidade brasileira. – É assim que eles transformam materiais e objetos esquecidos ou desvalorizados em obras de arte. “Nosso trabalho, muitas vezes, busca traduzir partes do Brasil que foram esquecidas pela globalização”, dizem. Mas, para nós, o Brasil não pode ser reduzido ao Carnaval e às cores vivas. Nosso esforço e proposta é evitar estes estereótipos”, argumentam. Prêmios conquistados pelos “Irmãos Campana”1992 – Prêmio Aquisição, Museu de Arte Brasileira FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) São Paulo. Biombo Cerca.1996 – Primeiro Prêmio Categoria Design (1º lugar) XXI Salão de Arte de Ribeirão Preto, SP. Cadeira de Papelão.1997 – Primeiro Prêmio Categoria Móveis Residenciais (1º lugar) ABIMÓVEL (Associação Brasileira de Industria de Móveis) São Paulo. Mesa Inflável.1998 – Segundo Prêmio Categoria Móveis Residênciais (2º lugar) Museu da Casa Brasileira, São Paulo. Estante Labirinto.1999 – Prêmio George Nelson Design Award, Revista Interiors, EUA.2001 – Prêmio Especial, Museu da Casa Brasileira, São Paulo, Brasil, H.Stern coleção de jóias.2005 – Le Prix du Nombre d’Or, Salon du Meuble de Paris, França para Fernando e Humberto Campana.2005 – Primeiro lugar na cDim award da Feira Internacional de Móveis de Valencia pela cadeira Corallo.
O IBRAVIN – Instituto Brasileiro do Vinho
Criado em 10 de janeiro de 1998, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) reúne entidades representativas dos produtores de uva, cooperativas e indústrias vinícolas. Sem fins lucrativos, tem como missão promover e ordenar institucionalmente o setor vitivinícola, nas questões relacionadas à produção de uvas, vinhos, suco de uva e de qualquer outro produto derivado da uva e do vinho, em todos os seus âmbitos: agrícola, produtivo, de elaboração, técnico, comercial, de promoção, de consumo, estrutural, organizacional, cultural, ambiental, jurídico, legal e institucional.
Na origem da criação do Ibravin, cabe citar a Lei nº 10.989, aprovada em 13 de agosto de 1997, determinando os deveres do Instituto, tais como ordenar a política e regulamentação a produção de uva, vinho e seus derivados no Rio Grande do Sul, estado dono de mais de 90% da produção nacional. Esta lei originou o Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis), que oportunizou uma fonte de recursos específica para aplicação nas deficiências existentes no setor, dentre as quais destacam-se a fiscalização e ordenamento da cadeia produtiva.No dia 5 de julho de 2007, foi assinada a Lei nº 12.743, que contemplou a possibilidade de repasse direto ao Ibravin de 25% do montante recolhido pela taxa constante na Lei 10.989. Com isso, o Ibravin se fortaleceu ainda mais como palco por excelência dos debates da vitivinicultura nacional onde as instituições aqui representadas dialogam, em busca do desenvolvimento harmônico do setor.
http://www.ibravin.org.br/