O Concurso é paralelo ao Bocuse d’Or.
O Bocuse d´Or é o maior concurso da cozinha internacional. Realizado desde 1987, ocorre a cada dois anos em Lyon, na França, como vitrine para novos talentos. A 11ª edição está sendo realizada desde os dias 24 e vai até o dia 28 de janeiro de 2009 e tem delegações de 24 países.
A Associação Brasileira da Alta Gastronomia (Abaga), responsável pela escalação da equipe que representará o Brasil, selecionou profissionais com grande vivência na área gastronômica: o chef Mario Freitas de Barros, do restaurante Alfredo di Roma (Hotel Intercontinental), do Rio de Janeiro (RJ); a assistente Manuela Leão, estudante de Gastronomia da Universidade Anhembi-Morumbi, de São Paulo (SP); o capitão David Jobert, chef francês que morou dez anos no Brasil e trabalha atualmente no Hotel La Cigale, no Quatar; o jurado Marcelo Pinheiro, chef-executivo do Hotel Intercontinental, de São Paulo (SP); e o manager Jorge Monti, presidente da Abaga. Para participar, Mario Freitas de Barros teve que vencer o Concurso Azteca, o mais representativo da América Latina.
O cearense Mauro Freitas, chef do hotel InterContinental Rio, embarcou para Lyon, na França, para representar o Brasil no Bocuse D’Or _competição mundial de gastronomia criada por Paul Bocuse. Entre os pratos que Freitas fará, está um mignon em crosta de champignon e ervas, batata recheada com bochecha de boi e bacon
Chefe Rafael Barros-Confeitaria-Capitão candidato
Chefe Ramiro Berssaim-Confeitaria-Candidato
Chefe Cledivaldo Adja-Confeitaria-Candidato
Chefe Dario Viana-Confeitaria-Juri do Brasil
Chefe Mauro Freitas-Bocuse d `Or-Candidato
Manoela Leão-Bocuse d `Or-Assistente
Chefe Marcelo Pinheiro-Bocuse d`Or-Juri do Brasil
Chefe David Jobert-Bocuse d`Or-Capitão
Chefe Christian Formon-Bocuse d`Or-Fiscal
Lidia Alberte-Geral-Coordenãção
Edgar Duprat-Geral-TV Abaga / Special Gourmet
Pedro Valsassina-Geral-TV Abaga
Chefe Jorge Monti-Geral-Manager e promoter Brasil