Meninas e meninos,
Em recente e muito concorrido jantar no ótimo Aguzzo, restaurante do amigo Rezende, jantar este no qual a Ana Import, representada pelos competentes Ana Andrade e Gustavo Liedtke, e seu convidado Andréa Cragnotti, nos mostrou alguns dos vinhos da Corte alla Flora, uma vinícolaToscana.
Começamos com um branco com corte não usual:
1-Giuggiolo Bianco IGT 2008- Chardonnay(33%); Sauvignon Blanc(33%) e a desconhecida da maioria de nós Incrocio Manzoni(33%) com 12,5% de álcool.
A Incrocio Manzoni, é uma híbrida resultante do cruzamento da Pinot Bianco e Riesling.Com floral acentuado, com frutado cítrico ao fundo e algo lembrando a goiaba branca, tem boa acidez e um leve amargor final que não chega a comprometer.
2-Giuggiolo Rosso IGT 200-Prugnolo Gentile(Sangiovese)-13% de álcool
3-Nobile Loggiato 2004- Prugnolo Gentile(80%); Merlot(10%) e Cab Sauvignon, 13,5% de álcool, e que foi o que mais me agradou, envelhecida 18 meses em barris de carvalho Fr, e ainda 12 meses em garrafa. Fumo de corda aparece de imediato, depois as frutas, e ainda após um tempo o eucalipto ou mentol, a baunilha presente, com bom equilíbrio entre taninos, acidez e álcool, foi muito bem em harmonização com o Brasato di manzo al vino rosso com purê di patate.
4-Nobile Di Montepulciano Riserva DOCG 2004, com o mesmo corte anterior, mas com 14% de álcool e 24 meses em carvalho.
Um pouco da vinícola
A Corte alla Flora surge nos anos 90 em Cervognano, pequena cidadezinha encravada a 5 km de Montepulciano. A área de vinhedos ocupa 36 hectares da propriedade, onde florescem cepas
internacionais como Merlot, Syrah e Petit Verdot e autóctones como a Pugnitello e a Prugnollo
Gentile, que ocupam metade da superfície explorada.
“Na Corte alla Flora tudo é feito para se obter o melhor de cada vinha. Durante mais de dez
anos trabalhamos pacientemente, selecionando o melhor, escolhendo as videiras com amor e dedicação, trabalhamos a natureza e seu ritmo fazendo desta região uma grande expressão da Itália.
A constância do nosso trabalho tem as suas raízes em um respeito profundo à tradição.
Situados na esplêndida terra dos etruscos, povo que nos legou grandes tradições e elegância
além de um inato amor pela arte, estamos em Montepulciano, a pérola do século XVI, com sua
corte, a bela aristocracia e um lendário pedaço de terra, sempre generoso com aqueles que o
amam e respeitam” comenta Andrea Cragnotti.
Ana Import
http://www.anaimport.com.br/
Álvaro Cézar Galvão