Muito me orgulho de sempre ter defendido os bons vinhos em geral e os bons vinhos brasileiros em particular, e com muita alegria estampada em meu rosto, fui ao encontro dos amigos da Campanha Gaúcha, em sua primeira grande mostra conjunta fora das coxilhas e cordilheiras.
Não vou neste texto falar dos vinhos, mas sim da forma unificada, de difícil concretização, diga-se, como pela qual a Campanha Gaúcha se apresentou em São Paulo, com a preciosa colaboração da Cristina Neves Assessoria, mas com fica claro na foto, falarei depois deste cantinho gaúcho, verdadeiro “paraíso”.
Estavam lá onze produtores da Região da Campanha Gaúcha, que apresentaram os seus vinhos, em uma primeira grande mostra, tanto para a imprensa especializada, quanto em dia subsequente aos consumidores da cidade de São Paulo.
Já bem conhecidos no mercado do Sul do país, os vinhos da Campanha Gaúcha vem, pouco a pouco, ganhando notoriedade e fazendo sucesso em outros mercados, como é o caso de São Paulo.
Muitas das vinícolas ainda têm uma produção bem pequena quando comparada aos que conhecemos da Serra Gaúcha e de outras regiões já mais conhecidas, porém, com um terroir muito próprio e com grande expressão, os vinhos desta região bem ao sul do estado do Rio Grande do Sul, vêm fazendo sucesso.
Com a formação da Associação Vinhos da Campanha Gaúcha, um fomento aos vinhos e vinícolas da região se estabeleceu.
Para de forma mais massiva poderem apresentar seus vinhos, aos que ainda não os conheciam, e para poderem fazer chegar ao grande mercado consumidor de São Paulo, foi firmado um excelente acordo para o grupo, que através de uma parceria com o proprietário do Shopping Frei Caneca, Sr. Mário Separovic, que também possui a loja de vinhos Empório Frei Caneca, localizada no mesmo endereço do Shopping, onde os produtores terão um espaço exclusivo na loja para a venda de 50 rótulos da região.
Segundo o Sr. Mário, “nós do Empório Frei Caneca, sempre demos nosso apoio aos pequenos produtores, não apenas importados como também nacionais. O fato da Campanha Gaúcha reunir onze produtores, o que dá muita consistência ao trabalho, além do investimento em divulgação, ajudará bastante na venda desses produtos de qualidade, porém, ainda pouco conhecidos em São Paulo, mas muito interessantes e versáteis. O valor dos vinhos ao consumidor pode variar desde R$ 35,00 até R$ 105,00, ou seja, um preço muito interessante que cabe em todos os bolsos. O Empório Frei Caneca será um cantinho da Campanha Gaúcha em São Paulo”.
Responsável pela elaboração de 25% de todo vinho fino e pela colheita de 35% de toda uva vinífera do Brasil, a Campanha Gaúcha também aposta forte no enoturismo, já são 17 vinícolas e uma produtora de uva ligadas à Associação Vinhos da Campanha.
“Deste total, 13 vinícolas estão completamente instaladas na Campanha, com vinhedos, elaboração, escritório, varejo e até restaurante e pousada. Apenas quatro das empresas associadas mantêm as bases administrativas fora daqui, na Serra Gaúcha, contando atualmente com cerca de dois mil hectares de vinhedos cultivados pelos territórios de Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Itaqui, Maçambará, Quaraí, Rosário do Sul, Santana do Livramento e Uruguaiana. Além daquelas castas mais conhecidas em outras partes do Brasil, trabalhamos muito com Tannat, Malbec, Syrah, Gewurztraminer e algumas portuguesas”, revela o presidente da entidade, Giovâni Silveira Peres, também sócio-gerente da vinícola Batalha.
Tauê Hamm, vice-presidente da Associação, e diretor da Vinícola Peruzzo, também comenta sobre a importância do evento: “Esse projeto de divulgação e promoção comercial coletiva dos vinhos da Região da Campanha em São Paulo, expressa o espírito de cooperação, inovação e empreendedorismo desse grupo de empresas, no qual predominam pequenas vinícolas com foco em qualidade e valorização do Terroir. Nos últimos 15 anos a vitivinicultura na região cresceu consideravelmente, respondendo por 25% dos vinhos finos nacionais. As condições naturais, principalmente de clima e solo diferenciados, associado ao uso de tecnologias modernas, resultaram inicialmente na comprovação da produção de uvas com excelência em qualidade.
Em um segundo momento, os vinhos começaram a chegar ao mercado com ótima aceitação, surpreendendo os enófilos, inclusive com muitas medalhas em concursos nacionais e internacionais, portanto, acreditamos que nesse momento nos sentimos confiantes e dedicados em atuar de forma mais efetiva no mercado de São Paulo, o qual é extremamente exigente e competitivo”.
Presentes ao evento os seguintes produtores:
Batalha Vinhas & Vinhos: www.vinhosbatalha.com.br
Bodega Sossego: www.sossego.net
Bueno Wines: www.buenowines.com.br
Dunamis Vinhos: www.dunamisvinhos.com.br
Estância Paraizo: www.estanciaparaizo.com
Guatambu Estância do Vinho: www.guatambuvinhos.com.br
Routhier & Darricarrerè: www.redvin.com.br
Vinhetica: www.vinhetica.com
Vinícola Campos de Cima: www.camposdecima.com.br
Vinícola Cordilheira de Sant´Ana: www.cordilheiradesantana.com.br
Vinícola Peruzzo: www.vinicolaperuzzo.com.br
Até o próximo brinde!
Finalmente vejo realizado um sonho: Uma Associação Gaúcha de vinhateiros reunidos com o mesmo propósito, qual seja o de mostrar seus vinhos.
Foto dos produtores e Sr Mário do Empório Frei Caneca
Meninas e meninos,
Álvaro Cézar Galvão