Para que serve a propaganda, o marketing, se não é para mostrar, difundir e orientar sobre um determinado assunto, marca, produto?
Quando vejo que o vinho não se aproveita desta arma como deveria, assim como as cervejas, por exemplo, que o fazem de maneira institucional primeiro e depois segmentando suas marcas e rótulos, tenho a certeza de que é este um dos maiores fatores de ainda, apesar do interesse, estarmos no patamar de 2 l/hab/ano de consumo.
Como é difícil sensibilizar as empresas vitivinícolas da necessidade desta arma valiosa, e que faria o negócio vinho ganhar escala, principalmente a indústria brasileira, e em ganhando escala, pode-se e devem-se ganhar melhores margens de negociação quanto aos preços unitários, que serão diluídos em relação ao incremento de produção, venda e consumo.
Já recebi e vi belos trabalhos de marketing como, só para citar um que me marcou, o da Viña Ventisquero com seu rótulo Grey Chardonnay.
Agora, recebi uma bem humorada propaganda da linha de rótulos Conde de Foucauld da Cooperativa Vinícola Aurora, uma dentre as empresas brasileiras que tem se destacado em fomentar, participar e marcar território com sua linha de produtos, que abrangem os mais variados segmentos e classes sociais, atendendo desde os iniciantes até os mais exigentes.
·Aurora
·Marcus James
·Conde de Foucauld
·Clos des Nobles
·Saint Germain
·Maison de Ville
·Rosso Maggiore
·Casa de Bento
·Suco de Uva
·Keep Cooler
·Mosteiro
·Country Wine
·Sangue de Boi
·Frei Damião
·Prestige
Estive rapidamente em visita à Aurora ano passado, e fiquei de voltar com mais calma, para conhecer mais pormenorizadamente esta que é uma iniciativa de dezesseis famílias de produtores de uvas do município de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, que se reuniram em 14 de fevereiro de 1931 para lançar a pedra fundamental do que viria a se transformar no maior empreendimento do gênero do Brasil: A COOPERATIVA VINÍCOLA AURORA. Um ano mais tarde, já contabilizavam a produção coletiva de 317 mil quilos de uvas. Hoje, bem no coração de Bento Gonçalves, a Vinícola Aurora é a maior do Brasil. O número de famílias que se associaram à cooperativa ultrapassa 1.100, sendo a produção orientada por técnicos que, diariamente, estão em contato com o produtor fornecendo-lhe toda a assistência necessária.
Gosto muito da linha de espumantes rótulo Aurora, como o seu Pinot Noir Brut, o Brut Chardonnay, seu tinto Millesimé, um Cabernet Sauvignon, vinificado somente em ótimas afras e que está em sua quinta edição com a safra 2008, e que este modesto degustador ainda hoje prefere a safra de 2004.
Na sei como hoje se comportaria, e está lançado o desafio de fazermos uma vertical com as safras 1991; 1999; 2004; 2005 e 2008.
Entrem no site e vejam diretamente a brincadeira inteligente da linha Conde de Foucauld, e experimentem os produtos da Aurora sem receio!
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão