Meninas e meninos,
Semana passada em almoço proporcionado pela importadora, loja, boutique Vinea, fomos eu e um grupo de amigos dos vinhos, apresentados a uma linha de vinhos que a Vinea está importando da Itália, da região do Vêneto.
TEDESCHI, considerada uma das melhores e mais prestigiadas produtoras do Vêneto. Desde 1854 a família tem se dedicado à vitivinicultura no Valpolicella, agregando valor e experiência invejáveis aos seus vinhos.
Degustamos os seguintes vinhos:
Valpolicella DOC Clássico Superior 2006
Capitel Dei Nicalo Appassitamento Breve Valpolicella DOC 2005
Capitel San Rocco Rosso Valpolicella DOC Clássico Superiore Ripasso 2005
Amarone Della Valpolicella DOC Clássico 2004
Capitel Monte Olmi Amarone Della Valpolicella Clássico 2004.
Todos eles muito elegantes e corretos, mas o que me chamou muito a atenção, foi mesmo o
Capitel San Rocco Rosso Valpolicella DOC Clássico Superiore Ripasso 2005
30% Corvina
30%Corvinone
30% Rondinella
10% distribuídos entre Rossignola; Oseleta; Negrara e Dindarella.
Passa por barril por 24 meses, com frutas em abundância no olfato, e confirmadas em boca, com toques de torrefação e leve lácteo, que creio serem da madeira, tem ótima acidez e taninos resolvidos com 14% de álcool que não aparece nem no olfato e nem no palato. Vinho para ser degustado já e que ainda aguenta bem alguns anos de guarda.
O almoço ficou à cargo da chef Elis Sampaio, que deu um show ao longo da confraternização, mas não posso deixar de falar do seu prato principal:
Polenta mole com molho de linguiça Toscana, guarnição de funghi porcini, shitake e arroz selvagem, todos ao perfume de tartuffo bianco.
Ousadia de incluir dois amidos, o arroz e a polenta, e que deu muito certo, coisas de chef, pois as texturas são totalmente distintas!
Elis Sampaio
www.galligastronomia.com.br
Vinea
www.vinea.com.br
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão