Meninas e meninos,
Quantas vezes vocês já ouviram que alguém foi conhecer um lugar e se apaixonou por ele?
Pois vou contar que foi isto que me aconteceu quando fui conhecer Cunha, no estado de São Paulo, vale do Paraíba, quase na divisa como Rio de Janeiro e já muito próxima da cidade de Paraty.
Sou um caipira de alma, admito, pois apesar de ter nascido na selva de pedra, tenho dentro de mim a paixão cabocla, suas tradições, cultura, sua gastronomia, suas visões de como proceder quanto aos animais, árvores, rios.
Somando o enlevo que tive ao conhecer pessoas e paisagens de Cunha e o jeitão de caipira que carrego, o resultado foi que virei um admirador desta terra, seus costumes e sua gente.
Este texto é apenas um dos muitos que pretendo talhar, deixando o rastro de alegria, visual belíssimo, natureza ímpar, gastronomia, hospitalidade, clima e aventura que por lá encontrei.
Adoro os ares das montanhas e tudo o que eu ele pode trazer.
Minha memória olfativa me faz recordar do cheiro do mato sob a neblina da manhã; ao cair da tarde o cheiro de lenha queimando, tanto dos fogões, quanto de lareiras; e o cheiro do cedrinho então, este me leva novamente aos meus 12 ou 13 anos.
Logo em minha chegada, junto ao novo velho amigo Marivaldo, proprietário da Pousada Cheiro da Terra, e hoje, secretário de turismo de Cunha, me senti como se em casa estivesse com a prosa, o ambiente e hospitalidade.
Mas antes de falar com calma em outra ocasião das ricas experiências como a cerveja artesanal da Cervejaria WolkenburG, do Lavandário e seu por do sol magnifico, do bolo com café no Café Capril, e das cerâmicas que encontrei, belíssimas por sinal, tanto no Gaia Arte Cerâmica, quanto na história e peças fantásticas do Atelier Carvalho Cerâmica, quero falar do festival gastronômico que está por começar: a 9ª Edição do Festival Gastrônomico do Cordeiro Serrano.
Esta bela festa irá começar já nesta final de semana, dia 06 de Agosto, e irá se estender até dia 07 de Setembro.
Cortes de cordeiro como pernil, a paleta e o carré, serão servidas em restaurantes e pousadas durante os finais de sema e feriados como o que fecha a atração gastronômica em 7 de Setembro.
Como são muitas as atrações, recomendo entrarem no site para verificar onde e qual escolher, mas para citar um deles, lugar que visitei e desfrutei, o Café Capril estará com o prato Costelinha de cordeiro ao molho barbecue, e somente para o no 1º dia do festival, como brinde, uma entradinha de pinhão com ervas finas.
http://cafecapril.com.br/novo
Eu se fosse você, já me programava e reservada uma das inúmeras vagas em hotéis e pousadas desde já, pois a lotação fica completa facilmente, e como sugestão, a Pousada Cheiro da Terra, e falem com o Marivaldo, vale a pena, pois é um grande conhecedor das coisas e gentes de Cunha.
Pousada Cheiro da Terra Al. Francisco da Cunha Menezes, 1.245 Tel.: (12) 3111-2822
http://www.pousadacheirodaterra.com.br
Para mais informações, visite o site da Secretaria de Turismo de Cunha
http://www.cunha.sp.gov.br/turismo-e-cultura ou a Fan Page no Facebook
https://www.facebook.com/secretariadeturismodecunha
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão