Meninas e meninos,
Uma das atividades que faz parte da maior feira de vinhos da América Latina, a ExpoVinis Brasil, é a seleção de exemplares feita por pessoas que escrevem sobre vinhos, cujo preço este ano, não podia ser maior que R$70,00.
Esta seleção, feita no bojo do evento chamado Wine Blog Hunter, tem o mérito de poder dar ao conhecimento dos aficionados por vinhos, de bons preços X qualidade, visto que a escolha parte da premissa de que os responsáveis pela seleção são pessoas que “vivem vinhos” diuturnamente.
Nesta edição do Wine Blog Hunter, fiquei responsável pela escolha do melhor vinho branco que eu degustasse, dentro das normas de não exceder os R$70,00.
Normalmente eu escolho vinhos brasileiros, mas nesta edição, até como reconhecimento pelo bom trabalho de divulgação dos vinhos da Nova Zelândia, escolhi o Peter Yealands Sauvignon Blanc 2015 vinho da Winery Yealands, vendido no Pão de Açúcar, e que foi o eleito como o melhor branco.
Também é importante destacar que a premiação dos primeiros lugares de cada categoria, é feita em uma degustação às cegas, e eleitos os mais bem pontuados dentre os exemplares participantes.
A listagem completa com os nomes das pessoas que os escolheu, com dados completos dos rótulos dos vinhos é dada ao conhecimento, pois é publicada em um número grande de postagens em redes sociais, blogs, sites, além da divulgação oficial feita pela ExpoVinis, com a entrega de certificado aos importadores, vinícolas ou representantes dos vinhos premiados com o primeiro lugar.
Também é muito interessante que a listagem divulgue todos os vinhos selecionados, pois também serve de parâmetro para o público consumidor ser informado.
Parabéns aos responsáveis pelos vinhos da Nova Zelândia, ao amigo Kanarek Junior, manager da Winery Yealands, ao Pão de Açúcar que acreditou no produto, à ExpoVinis Brasil 2016 e ao Wine Blog Hunter, que está se tornando cada vez mais um ponto alto da feira.
O ganhador dos tintos também está na tabela apresentada.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão