Meninas e meninos,
TDP Wines e Lusovini, juntos com Sónia Martins, a enóloga premiada que veio ao Brasil mostrar seus ótimos vinhos, reúnem-se em encontro com a imprensa especializada e realizaram uma verdadeira festa enogastronômica. Sónia Martins, wine maker chef da Lusovini, além de também presidir o conselho de administração, foi também eleita a melhor enóloga de Portugal em 2019 pela revista Vinho Grandes Escolhas .
Na ocasião, os vinhos apresentados e sugeridos para a harmonização com os excelentes pratos da gastronomia portuguesa do Rancho Português em São Paulo
foram alguns dos mais representativos do trabalho da enóloga em diversas regiões portuguesas.
Tivemos vinhos dos terroires do Dão, do Alentejo e da Bairrada, muito significativos, que são importados pela TDP Wines , vinhos com safras que variaram desde a de 2013 com o Pedra Cancela Amplitude, passando pela safra de 2014 com o Pedra Cancela Intemporal.
Tivemos ainda as safras de 2015 com o Regateiro Vinha d’Anita, dois vinhos da safra de 2017 com os Tapada do Coronel Vinho de Talha e Tapada do Coronel Tinto, e para fechar com chave de ouro o Porto Andresen Royal Choise 20 anos.
Sónia deu verdadeira aula sobre os terroires representados nos vinhos, falando sobre as particularidades das safras, e como foram vinificados. Ocasiões como estas são de uma oportunidade rara para esclarecimentos de dúvidas, perguntas sobre os vinhos, e as harmonizações sugeridas, que se diga, estavam um luxo único.
Para ter uma ideia do banquete enogastronômico, como entradas Finger Foods variados com o Tapada do Coronel Vinho de Talha 2017. Bolinho de Bacalhau com Queijo Serra da Estrela( sensacional combinação) com o Pedra Cancela Intemporal 2014.
Pratos: Leitão à Bairrada com o Regateiro Vinha d’Anita 2015. Bacalhau Trás os Montes com Sericaia Tapada do Coronel Tinto 2017. Chanfana de Cordeiro com o Pedra Cancela Amplitude 2013.
Sobremesa o delicioso Toucinho do Céu com o não menos delicioso Porto Andresen Royal Choice 20 anos.
Vamos aos vinhos:
Tapada do Coronel Vinho de Talha 2017 um DOC Talha como explicou a enóloga. Corte de Antão Vaz, Roupeiro, Arinto e outras de vinhas velhas. Fermentado em talhas ou ânforas, sem intervenções enológicas. Sua cor já é um presente, um quase dourado. Aromas minerais e frutados cítricos. Em boca confirma o olfato, e achei ótimo com o Bolinho de Bacalhau também.
Pedra Cancela Intemporal 2014 sua cor também enche os olhos com reflexos dourados. Sua uva é a emblemática Encruzado. Olfato mineral e frutado bem cítrico, especiarias doces surgem. Em boca confirma o olfato, ótima acidez e um untuoso quase lácteo em fim de boca.
Regateiro Vinha d’Anita 2015 um varietal de Baga, sua cor um rubi bem brilhante. Olfato com floral, frutado negro e especiarias. Em boca confirma o olfato, vinho delicioso, gostei muito e ficou ótimo com o prato.
Pedra Cancela Amplitude 2013, o mais velho de safra. Corte de Touriga Nacional, Alfrocheiro e Tinta Roriz, todas provenientes de vinhas velhas. Cor rubi com reflexos violáceos mesmo com 9 anos de idade. Olfato muito frutado com frutos negros em compotas, especiarias, o floral aparece muito ao longe. Em boca o frutado sobressai, as especiarias estão bem presentes.
Sericaia Tapada do Coronel Tinto 2017, corte de Aragonez, Moreto, Trincadeira e outras. A uva Moreto é característica do Alentejo, e por ter um corpo mais leve, em geral é vinificada para ser bebida ainda jovem, e quase sempre em cortes. Cor rubi. Olfato extremamente complexo com multifacetas. Floral, frutado, especiarias picantes, certo cítrico de fruta de bosque. Em boca é equilibrado, taninos especiais, longo, agradável. Gostei muito deste vinho que casou bem com a Chanfana de Cordeiro e também com o leitão.
Porto Andresen Royal Choice Tawny 20 anos. Corte de Tinta Roriz, Touriga Franca, Tinta Barroca e outras. Cor âmbar. Olfato frutado de frutas secas, casca de laranja confitada e sutil floral. Confirma em boca principalmente a casca de laranja e as frutas secas com avelãs e amêndoas, aparece um suave caramelo no final de boca, enfim vinho delicioso.
Parabéns Lusovini, TDP Wines, Total Vinhos pelos ótimos exemplares ofertados.
Parabéns CH2A por mais uma ótima organização.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão