Recebi este release que transcrevo agora, e acredito que será o máximo.
Eu vou lá conferir, e degustar um ou duas Guinness!
Primeiro festival abrangente da cultura irlandesa acontece em São Paulo,
de 17 a 27 de março, com extensões em outras cidades
Mo Chara!
Cara, assim mesmo, como se escreve e se fala, significa amigo, em gaélico, idioma oficial da Irlanda. Nada melhor, então, do que batizar o evento que começa no St Patrick’s Day, 17 de março, e festeja a amizade entre brasileiros e irlandeses como Cara Irlanda.
Serão 10 dias de muita atividade, um verdadeiro mergulho na Cultura irlandesa: Literatura, Música, Teatro, Dança, Turismo, Cerveja, Gastronomia, Tradições Celtas, Irish Coffee e muito mais!
Onde? A base é no Conjunto Nacional, na avenida Paulista, em São Paulo onde a pródiga literatura irlandesa terá destaque na Livraria Cultura e bem alí, na galeria anexa, as belezas da Irlanda na mostra Imagens e Palavras. A partir do dia 21, há uma série de eventos no Memorial do Imigrante.
Será no dia de St. Patrick, 17 de março, também data nacional da Irlanda, a abertura do festival “Cara Irlanda”, um conjunto de eventos que visa difundir a Irlanda para os paulistas e brasileiros em geral, através de múltiplos aspectos como a Literatura, Música, Teatro, Dança, Gastronomia, Turismo e Educação. E mais: Cerveja, Irish Coffee, Tradições Celtas, o Gaélico (idioma oficial do país), St. Patrick e as ligações históricas entre Brasil e Irlanda, também terão destaque.
Organizado pelo Instituto Brasil-Irlanda/ Irish Institute, esse verdadeiro mergulho cultural terá como base principal a Livraria Cultura, da avenida Paulista, onde acontecerão palestras e workshops até o dia 23 de março. As atividades são grátis e abertas ao público e ainda haverá prêmios aos participantes.
Mais sobre o Festival Cara Irlanda
Literatura
Em torno da pródiga literatura irlandesa, que já produziu nada menos do que quatro prêmios Nobel de Literatura – William Butler Yeats, George Bernard Shaw, Samuel Beckett, Seamus Heaney – acontecerão diversas palestras, durante o festival. Poesia, teatro e James Joyce terão espaços próprios, abertos a todos os interessados, com tratamento adequado ao grande público. Nesse mesmo período a loja da Livraria Cultura, da Avenida Paulista, dará destaque especial à literatura irlandesa – incluindo dezenas de autores consagrados, alguns deles campeões de vendas também no Brasil. O mesmo acontecerá com CDs e DVDs do cinema e da música e irlandesa, também absolutamente pródiga em talentos que vão de Enya ao U2 e The Corrs, só para citar os mais conhecidos.
Música, shows e dança
Amantes da música tradicional irlandesa, contagiante e que faz todo mundo bater o pé e as mãos, ao pop/rock irlandês terão oportunidade de aprender sobre o assunto nos workshops ‘Acorde para estes acordes – a Magia da Música Irlandesa’. “ Os workshops prometem ser uma jornada pela rica tradição musical da Irlanda – do tradicional ao erudito, do medieval ao rock – para entender sua influência na música moderna”, explica Claudio Quintino Crow, bardo e músico, responsável pela coordenação musical deste festival. No aspecto teórico ainda haverá o workshop Bodhrán, da Mitologia Celta à Música Contemporânea dedicado ao típico tambor usado na música irlandesa mostrando desde seu aspecto mitológico e a relação com o povo celta até seu papel na música tradicional irlandesa.
Completando a programação de música de Cara Irlanda os grupos Merrow, Dundalk, U2 Tribute mais Claudio Crow & The Drunken Bards Project , todos compostos por jovens músicos brasileiros dedicados à legítima música irlandesa, promovem shows, dia 22 de março (domingo), a partir das 12hs, no Memorial do Imigrante – R. Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca (Metro Bresser) – São Paulo, SP.
Guinness, Gastronomia e Irish Coffee
Quase um sinônimo do país, a Guinness estará presente ao Festival na degustação de cervejas irlandesas que acontecerá no pub Drake’s e também nos cardápios especiais do O’Malleys Pub e do restaurante Mulligan, ambos na região dos Jardins – SP, que ainda terão prato do cardápio em destaque durante todo o período do festival.
Já o Irish Coffee, a bebida que representa a calorosa e saborosa união entre Brasil e Irlanda estará no cardápio das melhores cafeterias do Brasil durante todo o período do festival com o apoio da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) através do seu programa CCQ (Circulo do Café de Qualidade). Também na programação, aula grátis sobre como preparar o verdadeiro Irish Coffee.
Turismo e educação
Como é viajar e estudar na Irlanda? Há necessidade de visto? É permitido trabalhar? Quais os cursos disponíveis? Perguntas como essas e mais informações completas sobre o assunto terão resposta em palestras para estudantes e também para profissionais do turismo. Escolas associadas ao Irish Institute também estarão sorteando cursos de inglês para os participantes. Ainda sobre turismo, a intrigante viagem do Imperador Dom Pedro II à Irlanda, em 1877, será tema de outra palestra.
Crianças, St Patrick, os celtas e mais
No sábado, 21 de março, tarde de leitura e contação de histórias, só para crianças abordando, de Jonathan Swift e suas ‘As Viagens de Gulliver’, clássico de todas as gerações a de ‘Ártemis Fowl’ um personagem de 12 anos que vive num mundo de ficção científica povoado por fadas Hi Tech, de Eoin Colfer.
Para compreender a Irlanda é necessário conhecer ainda o papel de St Patrick, o padroeiro do país, sem deixar de saber também sobre os antigos habitantes do país, os celtas, que deixaram como uma de suas principais heranças a tradição bárdica que se mantém na cultura irlandesa. ‘Dos Fíli aos Filmes – a tradição bárdica e poética da Irlanda através das eras’ é a palestra que tratará do assunto.
Prêmios
Além dos cursos a serem sorteados nos eventos de turismo e educação, haverá muitos outros prêmios como Guinness, camisetas, guias de Dublin e da Irlanda, que serão também sorteados em concurso cultural, durante o evento.
Para horários e endereços, consultar: