Meninas e meninos,
Como membro da Academia Brasileira de Gastronomia, muito me orgulha repassar o texto que o querido amigo Ivo Ribeiro, do Restaurante Tordesilhas, um dos mais representativos de nossa gastronomia regional brasileira, enviou sobre a nossa amada e competente Chef Mara Salles, Chef do Tordesilhas, em sua ida aos EUA, para representar nosso Brasil, junto com outro competente e querido Chef, Paulo Machado, levando os saberes e sabores da Amazônia Brasileira.
Mas antes, para que se sintam no clima, vejam o que está no site do Tordesilhas, que em minha opinião resume bem o trabalho destes abnegados Chefs brasileiros que lutam pela nossa cozinha e gastronomia genuínas.
Os 10 mandamentos da cozinha brasileira:
Não deixar de pedir uma cachaça e a caipirinha da casa. Um pecado capital de um restaurante de cozinha brasileira é não ter as duas com uma boa dose de qualidade.
Prestigiar os restaurantes autênticos e pitorescos, mas não necessariamente folclóricos. É nesses lugares simples que, em geral, se encontra a boa comida típica. Informalidade e despojamento também podem ser sinais de requinte.
Nunca pedir petiscos e entradas antes de um prato completo: uma panelada, uma feijoada, uma buchada, um cozido, ou vão estragar o apetite ou você vai cometer o pecado da gula.
Guardar os domingos e dias de festas para o desfrute das comidas regionais. É quando os restaurantes e as comunidades se esmeram em oferecer o seu melhor.
Não ter preconceito com o acompanhamento da cozinha brasileira: além da cerveja, da caipirinha e da cachaça, um bom vinho é sempre bem-vindo. E uma boa carta de vinhos também.
Em viagem priorizar as bebidas, os pratos, os petiscos, as entradas e sobremesas locais ou com ingredientes locais. Em geral não é uma boa ideia tentar um fruto-do-mar no sertão ou um prato com pequi no litoral.
Não cobiçar o jeito de comer alheio, exigindo dos pratos brasileiros o minimalismo dos franceses, a leveza das cozinhas orientais, a sofisticação dos restaurantes chiques de Nova York. Eles têm um jeito mais informal e rústico de ser, um formato mais vigoroso e tropical, nem melhor, nem pior, diferente.
Não tomar o santo nome dos pratos brasileiros em vão: uma moqueca é uma moqueca e deve sempre ser servida em panela de barro; uma feijoada sem cumbuca não é feijoada e assim por diante.
Não esperar um serviço à francesa em restaurante de cozinha brasileira: sirva-se do que mais gosta nas panelas à mesa. Isso não quer dizer que a comida não possa e deva ser bem apresentada, tampouco que ela não possa vir empratada, respeitando a característica de cada iguaria.
Não desejar o torresmo do próximo. Apesar dele sempre parecer melhor do que o nosso, é de quem viu e pediu primeiro.
MANDAMENTO DERRADEIRO E UNIVERSAL: BOM APETITE! PORQUE O MAL NUNCA ENTRA PELA BOCA, O MAL É O QUE SAI DA BOCA DO HOMEM.
Chefs vão a Aspen apresentar ideias e levantar recursos para projetos com alimentos da Amazônia!
De 23 a 26 de Junho acontece em Aspen, Colorado, o Aspen Ideas Festival – http://www.aspenideas.org/ O Aspen Ideas é um grande evento, que envolve ONGs, empresas e órgãos governamentais.
A Forest Trends – http://www.forest-trends.org e a Canopy Bridge – http://canopybridge.com/ ONGs que atuam na defesa das florestas, foram convidadas para o Festival, e vão levar alguns dos participantes do movimento Cumari – Rainforest to Table: Gastronomy for the Amazon – http://forest-trends.org/dir/rainforest_to_table
O Cumari – Rainforest to Table é um grupo formado por chefs, jornalistas, artistas, ambientalistas da América Latina e dos EUA, que se reuniram para pesquisar, conhecer mais e melhor, criar receitas e levantar oportunidades de negócio, de maneira sustentável e combinada com as populações locais, para os alimentos e produtos de valor gastronômico das Amazônias na América Latina.
A iniciativa, coordenada por Pedro Schiafino, foi gestada durante o primeiro encontro do grupo em Outubro de 2015, durante viagem de pesquisa à Amazônia Peruana. Lá o grupo debateu intensamente e desenvolveu as metas e objetivos do projeto.
No Aspen Ideas eles divulgam a causa, e buscam patrocínios e parcerias. Para isso levam na mala farinhas, tucupis, temperos, pimentas e outros produtos das Amazônias, para conquistar os patrocinadores e parceiros pelo estômago.
Do Brasil, vão os chefs Mara Salles-Tordesilhas www.tordesilhas.com.br e Paulo Machado (Instituto Paulo Machado – www.ipaulomachado.com.br; do Peru o chef Pedro Miguel Schiafino (restaurantes Malabar e Amaz) e da Bolívia Kamila Seidler (restaurante Gustu).
O grupo também participará de um painel onde vão expor o trabalho que realizam em seus países com produtos da Amazônia e mostrar ao público do evento a importância e a necessidade de preservação deste cenário por meio da Gastronomia.
No final do mês de Junho (de 21 a 25 de Junho), o Aspen Institut (Instituto Aspen) será sede do evento chamado: Spotlight Health. O encontro faz parte do Aspen Ideas Festival. O evento de grande audiência, inclusive de público apoiador de estratégias para inovar o mundo. Promove iniciativas ligadas a novas ideias e saúde.
O grupo de Chefs criado no segundo semestre de 2015 pela ONG equatoriana Forest Trends e Canopy Bridge encabeçados pelo chef peruano Pedro Miguel Schiaffino, elaborou o projeto: Cumari – From Rainforest to Table.
A iniciativa foi criada durante o primeiro encontro do grupo em Outubro de 2015, durante viagem de pesquisa a Amazônia Peruana. Lá o grupo desenvolveu projeto com a iniciativa de promover e preservar produtos do bioma pan-amazonico, que envolve vários países da América.
Para o Aspen Ideas Festival os Chefs Pedro Schiafino(Peru), Mara Salles e Paulo Machado (Brasil) e Kamila Seidler (Bolívia) foram convidados a apresentar sabores da Amazonia, num cardápio com ingredientes da Selva.
O grupo irá também participar de um painel, onde irão expor o trabalho que desenvolvem com produtos da Amazônia e mostrar ao público do evento a importância e a necessidade de preservação deste cenário por meio da Gastronomia.
Mario Castrellón-Panamá
Eduardo Martínez-Colômbia
Paulo Machado-Brasil
Nelson Méndez-Venezuela
Fer Rivarola-Argentina
Mara Salles-Brasil
Pedro Miguel Schiaffino-Perú
Kamilla Seidler-Bolívia
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão