Meninas e meninos,
Hotel Toriba tem picanha ao molho de alho, arroz primavera e farofa de castanhas, isto e muito mais. Para o regalo dos hóspedes no restaurante Pennacchi, o cardápio é luxuoso ao encargo do Chef Jeferson Matta. Começo dizendo que a palavra Toriba e tupi-guarani significa paz, alegria e felicidade,; então já dá para perceber o que se sente por lá.
Almir Anjos do @vinhodosanjos e eu fomos visitar o Hotel Toriba, desta vez para matérias com o nosso canal do YouTube o Rotas e Notas . Surpreendente a nossa visita, indicados que fomos por Cozinha da Montanha, restou um enorme desejo de voltar o mais breve possível.
Para conhecer um pouco da história do Toriba, vejam aqui . As instalações são soberbas, o terreno do Toriba é bem grande e todo preservado, tem pássaros, animais silvestres aparecem, e muita natureza para ver, sentir, respirar. Completo, o Hotel Toriba proporciona variadas experiências aos hóspedes, tem um maravilhoso SPA, que além dos tratamentos tem uma banheira escavada em pedra que é sensacional.
Todos os equipamentos de um hotel de categoria serão encontrados no Hotel Toriba. Para quem gosta de uma tarde quase noite com música de qualidade, na data que estivemos por lá, o pianista Antônio Luiz Barker proporcionou e emocionou os presentes com uma seleção de altíssima qualidade e bom gosto.
A adega, o bar, o restaurante, este último, um charme. Também as instalações do Toribinha, ambiente todo em madeira, um espetáculo, onde, aliás, já havíamos participado de uma harmonização vinhos e fondue.
A gastronomia do Chef do Hotel Toriba, o simpático e eficiente Jeferson Matta, é fantástica. Ao som do piano, fomos bridados com o vinho da casa, o Toriba 75 anos Bordalês 2014. Este vinho é vinificado pela Vinícola Villa Santa Maria e tem o corte de 71% Merlot; 17% Cabernet Franc e 12% Cabernet Sauvignon.
Harmonizamos um único vinho com os pratos sugeridos pelo Hotel Toriba: para mim, uma picanha ao molho de alho com arroz primavera e farofa de castanhas. O Almir preferiu o stinco de cordeiro com polenta cremosa e queijo de cabra. Em ambos os pratos os elementos que os compõem casaram bem com o vinho que tem a força das duas Cabernet’s, a maciez da predominante Merlot, a acidez da Franc e corpo da Sauvignon, bárbaro.
Fiquei encantado ao sair pela manhã, antes do café, e ver um jardim de suculentas, plantas que gosto muito. O nascer do sol e o poente no terraço do Hotel Toriba só quem viu é que pode saber. O café da manhã no Hotel Toriba é super farto, com tudo o que os hóspedes possam pensar para esta primeira refeição do dia.
Recomendo fortemente que os turistas que gostem de estar na serra, em Campos do Jordão, em meio à vegetação exuberante, com todo o conforto e requinte, que se hospedem no Toriba; garantia de dias maravilhosos.
Hotel Toriba
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão