Meninas e meninos,
Recebi uma pesquisa muito interessante feita pelo grupo Comunique-se que em parte transcrevo abaixo, não na integra, e com algumas observações pontuais em negrito.
Uma das coisas que mais chama a atenção é que muitas assessorias enviam releases não relevantes aos jornalistas e também sem fotos alusivas, coisas que sempre cobro quando os recebo assim.
Outro ponto que tenho percebido é que hoje em dia algumas assessorias dão mais valor a alguém que nada entende do assunto alvo de um evento tratado, em nada contribuirá para a consolidação da marca anunciada numa foto postada, mas que tem zilhões de seguidores nas mídias sociais, em detrimento de outrem que preze pela qualidade ao invés de quantidade pura e simplesmente.
Seguem trechos extraídos da pesquisa e com algumas observações minhas:
Uma vez que o social foi aberto como um novo canal de comunicação com o jornalista, o assessor deve construir ou fortalecer o relacionamento com sabedoria. Isto é, demonstrar valor compartilhando conteúdos relevantes, fazendo convite para eventos, marcações, desenvolvendo conversas e interações através dos recursos da rede, seja ela Facebook, Linkedin etc, mas com a compreensão de que o jornalista deve ter mais qualidade em seus seguidores do que apenas quantidade, pois sabemos que muito destes números são apenas “comprados”, ou são de influenciadores que não estão inseridos no foco do assunto tratado, dando retorno zero ou perto disso.
Calibrar esse tipo de comunicação evitando cometer erros que esfriem o contato (forçar uma pauta ou outro tipo de abordagem indesejada) gera proximidade e coloca o assessor como parceiro do jornalista devido à maneira orgânica que se estabelece.
Conversar por email e enviar releases torna-se mais natural. Está nas mãos do assessor compreender que o jornalista, como comunicador, é também um influenciador. Ele tem o poder da palavra e seu público de engajamento, alguns até mesmo contam com seus próprios sites ou blogs. A questão é saber entregar ao jornalista informações relevantes que o possibilite gerar bons conteúdos a ser comunicados. Por isso o pilar do relacionamento deve estar bem estruturado.
Em pesquisa realizada com cerca de 400 jornalistas, o Comunique-se compreendeu a visão atual do jornalista sobre os assessores de imprensa. Envolvendo perguntas de panorama geral e também com foco no meio digital, o principal posicionamento estabelecido foi da necessidade de aproximação e fortalecimento da relação com o assessor, incluindo as redes sociais como um meio para ser explorado com tal finalidade.
Fica claro que a construção de um relacionamento de influência não se trata de apenas qualificar segmentações e enviar releases. Quase 90% dos jornalistas tendem a aceitar/adicionar assessores nas redes sociais, o que as coloca em função das assessorias como um modo de se apresentar e estreitar relacionamento com os jornalistas.
Se pretenderem ler a íntegra, entrar em contato com a Comunique-se que fez recentemente a nova edição da pesquisa “Assessores na Visão dos Jornalistas”. O relatório do estudo está disponível para download neste link:
Espero que a indicação de conteúdo lhes seja útil!
Att,
Gian Baldrati
[email protected]
[email protected]
Comunique-se- 11 38970855 – ramal100 ou 200
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão