Meninas e meninos,
Faz algum tempo recebi da Ivini Enoteca um exemplar do vinho siciliano Marchese Montefusco Syrah 2014.
Esperava uma oportunidade para degustá-lo, mas de pronto demorei a reconhecer ser este vinho do catálogo da Ivini Enoteca, pois chegou com uma embalagem admiravelmente boa e protetora, com o logo da Wine O´Clock.
Tirando este pequeno problema de comunicação, acho mesmo que a Ivini Enoteca deveria esclarecer sobre este aspecto, fiquei interessado no vinho, primeiro por ser um Syrah siciliano, segundo por ter visto no contra rótulo a descrição: “Marchese Montefusco Vinho Tinto de Mesa Meio Seco Fino Syrah Terre Siciliane IGP 2014”.
Mas porque o meio seco da transcrição?
Pelas normas vigentes, um vinho meio seco tem uma graduação em gramas por litro de glicose que vai de 4 a 20, seria então um vinho mais adocicado?
Preparei-me para enfrentar o Syrah, e digo mais com uma sopa de capeletti, com caldo bem acentuado e reduzido de carne, ficou muito bom!
O vinho não parece doce, mas tem especiarias doces tanto no olfato quanto em boca, e na ficha técnica da Cantine Hermes, nada comenta sobreo teor de açúcar.
Vinho com alguma mineralidade, mas nada muito acentuado, muita fruta, e a sempre presente pimenta do reino encontrada nos bons Syrah e Shiraz.
Também antes de harmonizá-lo com os capeletti, experimentei com fatias de embutidos variados que descobri, e comprei em viagem à Cunha, feitos por um siciliano, e ficou ótimo, especialmente com uma linguicinha curada com especiarias diversas e um salame.
Bom vinho e bom preço, que no site da Ivini Enoteca custa R$ 59,90.
E a embalagem da Wine O´Clock protege bem sua encomenda.
Ivini Enoteca
www.ivini.com.br
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão