Meninas e meninos,
Tipo de postagem que não gosto, mas se faz necessária: Vi ontem em variadas mídias sobre o passamento do amigo, do acadêmico, do professor, da pessoa culta e bem humorada Ricardo Maranhão @almaranhaz. Triste saber que tantos como ele que fazem e fizeram pela cultura da gastronomia e em geral se vão cedo demais para o tamanho de sua importância.
A foto foi divulgada na postagem do Chef Paulo Machado @paulomachado1 da qual foi compartilha dentre outros pela amiga Marilu Peretti @mariluperetti. Que Deus em sua infinita sabedoria cuide de seu servo. RIP
Abaixo o texto completo do Paulo Machado.
Muito triste! Acabei de saber da partida para os céus do nosso querido Professor Maranhão. Um “Google ambulante”. Doutor em História pela USP, sem dúvida o mais importante Mestre em História da Gastronomia que esse Brasil já teve. Lecionou em várias importantes instituições e hoje era meu colega na @gastronomiafam , contaminando de forma positiva com seu entusiasmo e conhecimento. Milhares de alunos aprenderam com “Almaranhaz” através dos tempos. Lutou pela valorização da cozinha brasileira, pela cultura tupiniquim e foi, inclusive, junto c/ @rosamoraes5 o fundador do primeiro Centro de Pesquisas em Gastronomia Brasileira do país, dentro da Universidade @anhembimorumbi. …
Um excelente amigo e tutor criativo, natural de Piracicaba, era amante da boa feijoada, da cachaça artesanal e da cultura verde-amarela. E sem dúvida o maior incentivador da minha pesquisa pela cozinha pantaneira! …
Deixo aqui a lembrança da nossa última fejuca juntos, Em nosso amado #Tordesilhas. E uma saudosa foto de nossa expedição em busca da cozinha do #Pantanal em 2009. Descanse em paz amado Mestre! 🙏🏼😿👏🏼💚💛#ripmaranhão#mestresdagastronomia #ricardomaranhão#professordegastronomia #história#cozinhabrasileira …
Se mais alunos quiserem vir se despedir do querido Mestre, seu Velório será no Araçá, amanhã, dia 8 de setembro das 8H às 12H e, cremação as 14h no Crematório da Vila Alpina. – #regrann
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão