Meninas e meninos,
Terras de InnVernia uma vinícola em construção que acredita em Sustentabilidade e Inovação. Mais que uma vinícola, um projeto de vida. Ainda não está em plena atividade, visto que a implantação começou recentemente, há menos de um ano, em Dezembro de 2020.
Não é fácil começar um empreendimento desta natureza do zero. Vi muito na minha vista da infraestrutura com abertura das estradas, as instalações necessárias para o funcionamento como elétrica, hidráulica, saneamento, e o inicio do plantio de videiras.
Mas, o que me salta aos olhos é a grandeza- no sentido amplo e irrestrito- do projeto. InnVernia visa ser uma agro silvicultura, consorciando modernas técnicas de manejo agroflorestal, pensando na sustentabilidade, ecologia, interatividade, e conservação tanto do solo, quanto do ecossistema em geral. Sem falar nos vinhos que serão elaborados!
Por enquanto, InnVernia está mais para um bem iniciado sonho em construção, mas em breve senhores, surgirá a vinícola elaborando vinhos tecnologicamente adequados, com o manejo mais simples e natural. Incoerente? Qual nada, é a constatação da ancestralidade laboral construtiva e cuidadora, aliada à técnica mais moderna.
Algumas observações me permitem crer no sucesso da implantação do projeto. Localização adequada em Espírito Santo do Pinhal, com altitudes variando de 850 a 1200 metros. Solo granítico, boa drenagem, amplitude térmica favorável à vitivinicultura. E muito estudo, paciência, e claro, investimentos!
InnVernia ao pé da letra significa inverno, bem adequado ao propósito de se elaborar vinhos com a técnica da poda de inverno ou dupla poda colhendo as uvas fora do período mais chuvoso que é no verão.
Muita coisa a se escrever e descrever sobre Terras de InnVernia, como a técnica de apassimento que origina o vinho Amarone, paixão de Eduardo Cruz. A estufa já montada para tal, e com experimentos com cepas como Tannat, Merlot, Marselan e Syrah, onde a InnVernia é pioneira no Brasil no uso desta técnica.
A importação de cepas ainda não plantadas no Brasil também é uma realidade. Sangiovese – clone distinto dos já plantados- Falanguina, Rondienella, Corvina, estas última confirmando a paixão pela terra natal do Amarone.
Também as cepas Montepulciano, Nebbiolo, Merlot, Sauvignon Blanc, Marselan, Chardonnay e Syrah estão nos planos além da Cabernet Sauvignon. Esta última cepa, faz parte de uma bem elaborada ação enoturística, a “VENHA PANTAR SUA MUDA DE VIDEIRA CONOSCO”, eu fui um dos que participou desta lúdica vivência, e plantei a minha muda.
Pensando no enoturismo, também brevemente a implantação das Villas, complexo hoteleiro para recepcionar os visitantes com estadias em plena área vitivinícola e a agroflorestal. Villa Treviso, Villa Toscana, a mais próxima à estrutura comum hoteleira. Villa Trento, Villa Sicília, Villa Tiblisi.
Por falar na Geórgia-Tiblisi- me lembrei que um dos projetos será o que denominei conversando com o Eduardo “terroir de terroir”. Fabricação de talhas ou ânforas com a argila local para a quem sabe fermentação e amadurecimento dos vinhos. Já há algumas talhas vindas do nordeste.
Também será feita a experiência com modernos e práticos FlexiTanks, recipientes de Polipropileno de alta densidade Grau Farmacêutico, que em nada interferem ou transferem ao vinho, sendo leves, empilháveis e de fácil transporte.
Ainda em se tratando do turismo, há o complemento com a gastronomia, à cargo do Chef Jurandir Meirelles, que na visita dos jornalistas preparou um almoço harmonizado o “Menu Especiale-Semana do sommelier”.
Antipasti- bruschetas mistas La Caprese, Toscana, canapés maravilhosos com uva e mel trufado.
Entrada- Tartare di Tonno com Mini Capperi que foi harmonizado com o Domaine espumante método Charmat da InnVernia, elaborado em Santa Catarina corte de Chardonnay e Pinot Noir.
Primo Piatto- Gnocchi Capretto com Salvia que foi harmonizado com o Alchemy Grand Cuvèe 2018 um corte de Carménère, Malbec e Syrah elaborado por Eduardo Camerati, um dos 3 enólogos da InnVernia.
Piatto Principale- Filetto Fasciato in Crosta di Pancetta e Porri também harmonizado com o Alchemy Grand Cuvèe 2018.
Dolci- Mille Foglie com Mascarpone i Pistacchio harmonizado com um néctar descoberto em uma demolição, vinho quinado licoroso produzido em 1943.
Quer saber mais? Quer passar pelas mesmas experiências e vivenciar plantar sua mudinha? Entre em contato com InnVernia
Rodovia SP 342, 204
Espírito Santo do Pinhal, 13990-000, BR
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão