Meninas e meninos,
Falar de cerveja é sempre bom não é mesmo?
Falar de novas tecnologias também, e quando se juntam estes fatores, fica mais interessante. Em 2010 a Bodebrown registrou a primeira Scotch Ale no Brasil e a chamou de Wee Heavy.
A receita desta cerveja, estilo Strong Scotch, foi reconhecida, recebeu premio na sua terra de origem, a Escócia.
Devido ao espírito inovador e revolucionário a Bodebrown se transformou em uma das mais famosas e a primeira cervejaria escola do Brasil, fundada em 2009 por Samuel Cavalcanti e Andrea Cordeiro Pinto.
Samuel nasceu pernambucano se mudou para o Paraná, estudou química se apaixonando pela microbiologia de bebidas, fazendo desta paixão, em especial a cerveja, seu trabalho de conclusão de curso, que foi nada mais nada menos que a criação de uma cervejaria.
Andréa é natural de Curitiba, especialista em Gestão de Novos Negócios, e concluiu o curso com o tema microcervejaria.
Em 2009, com a cerveja Wee Heavy, a Bodebrown inaugurou sua produção. Em seguida abriu a escola de cervejaria, que funciona em anexo, e a loja de insumos, se configurando também como um centro de conhecimento e de propagação da cultura da cerveja no país.
O nome Bodebrown nasceu de uma homenagem às raízes da família, que por gerações criou bodes no interior de Pernambuco.
Esta cerveja trás a tecnologia a MyPour, que significa meu derrame, com Artesanal 500, que a Owens Illinois-O-I, gigante na fabricação de embalagens de vidro desenvolveu.
Esta tecnologia no gargalo proporciona que se possa servi a cerveja com mais ou menos colarinho, dependendo da posição que se coloca para servi-la.
Gosto das cervejas de alta fermentação como as Ale, onde as leveduras usadas trabalham melhor em temperaturas mais elevadas.
Provei a Bodebrow Wee Heavy, uma cerveja que com 8% que com bom equilíbrio não se percebe o álcool.
Testei também a maneira de colocar na taça, e incrível, a quantidade de espuma muda, mantendo a mesma altura do jorrar do líquido à taça.
Por ser uma Ale seus aromas são bem mais fáceis, visto a alta fermentação manter os ésteres bem evidentes, com um frutado elegante, o amargor para meu paladar é que poderia ser maior, não sei quanto IBU, mas como disse, está equilibrada.
Para saber mais
Bodebrown
www.bodebrown.com.br
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão