Meninas e meninos,
Mais uma vez, com muito orgulho, venho mostrar algumas das conquistas de nossa indústria vitivinícola.
Mais de um ano se passou desde que a concessão do registro da Indicação de Procedência Farroupilha para vinhos finos moscatéis foi publicada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial-INPI.
Em 14 de Julho de 2015 a publicação da concessão da IP Farroupillha- Indicação de Procedência- vejam https://www.divinoguia.com.br/pesquisa2.asp?id=633 que naquela ocasião, com a IP Farroupilha, o Brasil passava a ter cinco Indicações Geográficas de Vinhos Finos:
IP Vale dos Vinhedos -2002 – DO em 2012; IP Pinto Bandeira-2010; IP Altos Montes-2012; IP Monte Belo-2013 e IP Farroupilha-2015.
Já em 2015 a 10ª Seleção de Vinhos de Farroupilha transcorreu sob a novidade da IP Farroupilha, e logo mais, daqui a poucos dias teremos a apresentação e a entrega de certificados às vinícolas autorizadas no evento de divulgação dos resultados da 11ª Seleção de Vinhos de Farroupilha, concurso que elege anualmente os melhores vinhos, espumantes, frisantes e sucos de uva do município a 11ª Seleção de Vinhos de Farroupilha.
Para este certame, entre os dias 6 e 15 de Julho foram coletadas as amostras de vinhos, espumantes, frisantes e sucos de uva, onde doze empresas inscreveram 171 amostras.
O número, que é 42% superior à primeira edição, realizada em 2006, quando 120 produtos participaram, é satisfatório para a Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados -AFAVIN.
“A adesão contínua das empresas mostra que o concurso cumpre seu papel enquanto ferramenta de monitoramento da evolução qualitativa dos produtos e também que temos obtido êxito em promover a produção vitivinícola local de qualidade a partir do certame. As vinícolas percebem esses avanços e não deixam seus produtos de fora”, destaca o presidente da entidade, João Carlos Taffarel.
As amostras divididas em treze categorias, que compreendem: vinhos de mesa tintos e brancos, secos e suaves; vinhos finos secos tinto, branco e rosado; vinho branco fino seco moscatel tranquilo; espumantes moscatel e brut; vinho frisante moscatel e suco de uva integral/natural ou adoçado foram avaliadas em Agosto.
O trabalho, responsável por premiar até 30% das amostras inscritas em cada categoria, desempenhado por mais de 30 degustadores convidados, enólogos, representantes de instituições de ensino e pesquisa, profissionais da indústria vinícola e enófilos foi bastante árduo pela qualidade dos vinhos, segundo fui informado.
A revelação dos vencedores ocorrerá no dia 1º de Setembro em Farroupilha, e com muita alegria e gratidão, mais uma vez estarei presente, a convite desta importante Associação que é a AFAVIN.
Na próxima semana, na quinta-feira, 1º de Setembro, ocorrerá também o lançamento oficial dos rótulos com o selo da IP Farroupilha.
A apresentação e a entrega de certificados às vinícolas autorizadas, acontecerá junto ao evento de divulgação dos resultados da 11ª Seleção de Vinhos de Farroupilha.
No total são 300 mil litros de vinhos e espumantes das vinícolas da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados-AFAVIN- com qualidade, tipicidade das uvas moscatéis e identidade certificadas.
São oito empresas associadas à AFAVIN que irão comercializar esses primeiros vinhos e espumantes com o selo IP Farroupilha: Adega Chesini, Basso Vinhos e Espumantes, Cave Antiga Vitivinícola, Cooperativa Vinícola São João, Vinhos Cappelletti, Vinícola Colombo, Vinícola Perini e Vinícola Tonini.
“Todos os produtos avaliados apresentam a tipicidade das uvas moscatéis, bem característica da região”, avalia Mauro Zanus, chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho e um dos responsáveis pela análise sensorial dos produtos.
A IG Farroupilha possui a particularidade de ter, no interior da área geográfica definida, uma Região Delimitada de Produção de Uvas Moscatéis (RDPM), centrada na região tradicional produtora das uvas moscatos.
A RDPM possui 129 km2, e dela deverão ter origem pelo menos 85% das uvas para os vinhos da IP Farroupilha, sendo a principal variedade a tradicional Moscato Branco, historicamente cultivada no município.
Esta variedade não é encontrada em outras regiões produtoras fora do Brasil. As outras variedades autorizadas são todas moscatéis, incluindo: Moscato Bianco, Malvasia de Cândia (aromática), Moscato Giallo, Moscatel de Alexandria, Malvasia Bianca, Moscato Rosado e Moscato de Hamburgo.
A promoção da 11ª Seleção de Vinhos de Farroupilha é da AFAVIN em parceria com a Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Agricultura e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Patrocinam o evento: Agrimar e Sotrima, Amazon Group, Basf, BiotecSul, Corticeira Paulista, Cromo Gráfica, Facchin Import & Export, Ever Intec, Guaresi, LNF Latino Americana, Irmãos Luvison, Sicredi, Tramontina, Vêneto Mercantil e Verallia.
São apoiadores institucionais: Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste (AEANE); Confraria Feminina do Vinho e do Espumante de Farroupilha; Embrapa Uva e Vinho; Escritório Municipal da Emater/RS – Ascar; Instituto Brasileiro do Vinho -IBRAVIN; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves; Laren – Seapa – Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Juntos Para Competir (SEBRAE/SENAR/FARSUL); Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio; Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Farroupilha; UCS Farroupilha.
Para abrilhantar ainda mais a festa, O Festival do Moscatel ocorrerá durantes os finais de semana de Setembro de 2 a 11, no Centro de Eventos do Parque Cinquentenário, em Farroupilha, às sextas e sábados, das 19h às 23h, e, aos domingos, das 11h às 15h.
Enogastronomia, música, alegria, e confraternização estarão presentes, com cardápio diferenciado e bebidas de excelência, muitas delas premiadas internacionalmente, fornecidas pelas vinícolas da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados -AFAVIN.
O presidente da AFAVIN, João Carlos Taffarel, destaca que o objetivo do Festival do Moscatel é promover em âmbito nacional o posto ocupado por Farroupilha de maior produtor brasileiro de uvas da variedade moscato, utilizadas na elaboração de vinhos finos e espumantes, e destacar a Indicação Geográfica, na modalidade Indicação de Procedência, conquistada no ano de 2015 por Farroupilha, aproximando os produtos farroupilhenses dos consumidores.
“Estamos trabalhando para que, em Setembro, no Festival do Moscatel, sejam servidos os primeiros rótulos de vinhos e espumantes com o selo da Indicação de Procedência”, anuncia Taffarel.
Na Carta de Vinhos do Festival do Moscatel constam cerca de 40 rótulos entre espumantes moscatéis, frisantes moscatéis, vinhos moscato, espumantes brut, vinhos tintos finos, sucos de uva, tinto e branco, e água.
As bebidas servidas são de: Adega Chesini, Basso Vinhos e Espumantes, Cave Antiga Vitivinícola, Cooperativa Vinícola São João, Vinhos Cappelletti, Vinícola Colombo, Vinícola Tonini e Vinícola Perini.
Para o vice-prefeito Pedro Pedrozo, “O Festival do Moscatel faz parte da renovação turística de Farroupilha. Queremos ser uma cidade reconhecida no âmbito turístico por seus diversos atrativos e o Festival do Moscatel tem grande importância dentro desse objetivo”.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Flávio Lopes considera que o Festival do Moscatel reforça esse potencial farroupilhense e toda a cadeia turística local, sendo um estímulo para a vinda e permanência dos visitantes, promovendo negócios e serviços localmente.
O cardápio da edição, sob a coordenação do Chef Laércio Vesterlund, especialista em resgate de saberes e sabores locais, e com experiência internacional, visto como intérprete do elo da Itália com a região da Serra Gaúcha, constará de:
Aperitivos: Queijo de moscatel, Queijo parmesão, Salame, Copa, Carpaccio e Pães.
Saladas: Caprese de tomate cereja, Mix de folhas verdes, Radicci com bacon, Agrião com maçã, cenoura, mangas e cheiro verde, Endívia com kiwi, nozes e pimenta biquinho.
Pratos Principais: Lombo suíno, recheado com damascos, frutas cristalizadas, ameixa preta, regado ao molho de espumante e maçã, Carne bovina marinada no vinho e regada ao molho barbecue, Frango à provençal marinado na manteiga acrescido de alcaparras, azeitonas roxas e molho de tomate.
Acompanhamentos: Risoto de Aspargos Verdes Frescos, Mix de legumes gratinados, Mini-batata dourada com alecrim, Espaguete ao molho de tomate seco e folhas de manjericão, Tagliatelle com camarão na mostarda ao molho de espumante.
Sobremesas: Bavarese de côco regado com calda de hortelã e figo cristalizado, Pérolas ao vinho moscato, Gelato com morango regado a moscatel, Taça bicolor de bombom, Trufado com sorvete, Torta seleta de frutas, Pavê de uva e chocolate.
A 6ª edição do Festival do Moscatel é uma realização de Prefeitura Municipal de Farroupilha, através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Agricultura e da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados-AFAVIN.
Patrocinam o evento Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (segh), LNF Latino Americana, Tramontina, Mario Tur, Cromo Gráfica e NES Editora e Revista Adega.
Informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3261.6963 e e-mail [email protected]
Conteúdo relacionado ao Festival do Moscatel pode ser acompanhado pela Fan Page do evento, basta acessar o link facebook.com/festivaldomoscatel e curtir a página.
Fotos, crédito: Marciele Scarton
AFAVIN
http://www.afavin.com.br
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão