Meninas e meninos,
Avaliação da ‘Safra das Safras’ a Avaliação Nacional de Vinhos 2020 será em Novembro. Tudo mudou após o surgimento do coronavírus, e as reuniões em ambientes fechados agora terão restrições.
Pensando nisto, a ABE- Associação Brasileira de Enologia mudou a já tradicional data deste grandioso evento. Esta é a primeira vez que a Avaliação Nacional de Vinhos será realizada em Novembro. A primeira edição, em 1993, aconteceu durante o mês de Julho e a edição de 1997, em Outubro. Todas as demais sempre ocorreram em Setembro, tornando-se tradicional no Calendário de Eventos do setor, sempre no último sábado daquele mês.
A ABE mudou data da maior degustação de vinhos de uma safra do mundo em razão do coronavírus e inspirados pela ‘Safra das Safras’, enólogos de todo o Brasil estão desafiados a fazerem o melhor vinho de suas vidas. Isso porque a Safra 2020 apresentou um comportamento climático que, aliado às condições técnicas atuais, foi determinante para considerar esta safra a melhor de todos os tempos.
O resultado será apresentado na Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2020, no dia 7 de Novembro, em razão da pandemia do coronavírus. O presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Daniel Salvador, explica que com uma safra histórica como esta, é impossível deixar de realizar o evento, mesmo que ele precise sofrer alterações, como a redução no número de pessoas, por exemplo.
“Temos um bom tempo até Novembro e saberemos estudar o melhor formato e adotar todas as medidas de segurança necessárias para garantir o sucesso do evento e, principalmente, a prevenção da saúde de todos os participantes”, ressalta Salvador.
A 28ª edição do evento segue sendo realizada no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, onde serão apresentados os 30% mais representativos vinhos da Safra 2020, e degustadas as 16 amostras selecionadas neste grupo.
Eu já mudei a data em meu calendário, trocarei as passagens e estadias já anteriormente asseguradas, pois não perco a Avaliação Nacional de Vinhos 2020 por nada!
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão