Meninas e meninos,
Ontem foi o dia da chegado do Beaujolais Nouveaux ao mercado, e como estamos numa sexta-feira, nada melhor que aproveitar uma receita que recebi do Inter Beaujolais, em uma News que meu amigo Raphaël Allemand, que o representa no Brasil, enviou.
Mas antes, uma pequena recordação sobre as denominações de Beaujolais que muitos não conhecem: As 12 denominações propõem gama variada de vinhos que, com suas cores permitem inúmeras opções de harmonização, tal qual uma paleta de um pintor.
Os Beaujolais e Beaujolais Villages:
Os brancos harmonizam com as carnes brancas, os peixes, os crustáceos e com alguns queijos.
Os Roses casam maravilhosamente bem com o porco, o coelho e o peixe.
Os Tintos podem ser consumidos com carnes vermelhas, embutidos, e até mesmo, surpreendentemente, com sushis por conta de sua leveza e maciez.
Os Chénas, Côte de Brouilly, Juliénas, Morgon e Moulin-à-Vent acompanham as caças, os miúdos, as aves com molho e as sobremesas.
Os Brouilly, Chiroubles, Fleurie, Régnié e Saint Amour harmonizam com cordeiro, pato, aves, vitela, embutidos, queijos, mas também com certos peixes ou entradas. Os Beaujolais Nouveaux:
Os Roses e os Tintos casam com foie gras, charcutaria e queijos.
Os Beaujolais Villages Nouveaux: Os Tintos e os Roses acompanham bem saladas e entradas. O Beaujolais tem uma denominação de Beaujolais para cada ocasião.
Receita do Beaujolais-Chaud/Froid de peras numa infusão de Brouilly
Preparação: 45 min. Cozimento: 10 min. (para as peras) Ingredientes para quatro pessoas.
4 Peras
1/2 bastão de canela
1 garrafa de Brouilly
Manteiga
Sorvete de creme (1 bola por prato)
2 cravos da índia
5 gomos de laranja por prato
Açúcar
Preparação Descascar as peras, cozinhá-las já cortadas em quatro no Brouilly com os cravos da índia, canela e açúcar. Retirar as peras do xarope, deixar reduzir e fazer o molho de manteiga. Colocar no prato em roseta com uma bola de sorvete no centro do prato e cobrir com o molho. Decorar com gomos de laranja e raspas finas da casca confeitadas. Mais informações e aonde encontrar Vinhos do Beaujolais. website: www.vinhosdobeaujolais.com.br
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão