Meninas e meninos,
O movimento orgânico faz 30 anos, vem defendendo uma postura mais natural para o plantio e a criação de animais, livres de agentes nocivos, mesmo que autorizados.
O processo é longo e começa pela conscientização, depois é que vem a sanidade da terra e demais ações, que são dispendiosas, mas o manejo correto do solo e de mananciais hídricos compensa o trabalho pesado para a implantação e recuperação das áreas e das ideias, trazendo mais harmonia entre os envolvidos com a natureza, e saúde para nossas mesas.
Fui conhecer de perto cardápio especial do Clos Restaurante, eu que já havia divulgado o OFF com o cardápio do Café Journal, também participante desta edição que já é a 3ª do OFF-Organic Food Fest.
Matthias Börner, idealizador do OFF, decidiu unir forças com alguns dos principais restaurantes de São Paulo e do Rio de Janeiro, e nos recebeu no Clos.
“Reunimos restaurantes que também simpatizam desta ideia e este festival tem como objetivo afirmar uma tendência de saúde e sustentabilidade, além de disseminar o uso de alimentos orgânicos na alta gastronomia” comenta Börner.
O OFF já terminou, estive no Clos na véspera de me submeter a uma cirurgia, mas me disse Börner que logo daqui a alguns meses, teremos outra edição, pois pretende disseminar o festival por três ou quatro datas ao longo do ano.
Para deixar um pouco do desejo latente nos leitores, vejam o cardápio que nos foi oferecido.
Couvert e entradinhas por conta da casa.
Nhoque de cenoura ao molho de cenoura com iogurte concentrado e farofa de rapadura
Massa recheada com queijo zola ao bechamel de beterraba e vôngole
Peixe da estação com cremoso de grãos e mandioquinha assada na manteiga de garrafa
Frango assado com purê de abobrinha
Cocada cremosa com creme de abóbora, sorvete de coco e granité de graviola
Entrem no site do OFF e vejam todo o movimento do festival.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão