Meninas e meninos,
O vinho da Quinta do Sagrado, o Sagrado Vinhas Velhas 2015 me encantou de pronto.
Ao abrir, seus aromas já exalavam, vale lembrar que refresquei um pouco o vinho, não muito.
Quando coloquei na taça, me surpreendi com sua coloração rubi bem escuro, e sem denotar idade, tanto no visual, quanto no palato e olfato. Foi aí que tive a certeza que a gastronomia que preparava, um pernil de cordeiro mamão( cordeiro jovem), seria ideal para harmonização.
A empresa vitivinícola que elabora o Sagrado Vinhas Velhas no Douro , é a mesma que elabora os vinhos Encostas de Estremoz, no Alentejo. A Quinta do Sagrado e seus vinhos, assim como a Quinta da Esperança e os vinhos Encosta de Estremoz são muito conhecidos e respeitados por sua qualidade.
Recebi ao findar do ano passado, quando a Ovo Comunicação gentilmente me enviou uma linda caixa contendo os dois vinhos e petiscos natalinos. Entramos em férias na redação, e agora chegou a oportunidade de harmonizar o Douro DOC Sagrado Vinhas Velhas 2015. A vez e a hora do Terras de Estremoz Special Selection chegará também.
Fundada em 2015 e com sede em Portugal, a Ségur Estates é um grupo de empresas que tem o objetivo de partilhar a nível mundial a qualidade e singularidade dos vinhos portugueses. O grupo é liderado por descendentes do Marquês de Ségur, que carregava a alcunha de príncipe das vinhas. Hoje o grupo é liderado pelo brasileiro Louis de Ségur de Charbonnières.
São mais de 100 hectares de vinhedos entre o Douro e o Alentejo. O total de rótulos é acima de 100 reunindo três adegas familiares de Portugal. No Alentejo, o grupo está representado pela Encostas de Estremoz e a Ségur Estates Redondo Winery, antiga Roquevale.
Já na região do Douro, a Ségur Estates é proprietária da histórica Quinta do Sagrado, famosa por seus vinhos Premium Porto e Douro DOC. No Brasil a Ségur conta com parceiros comerciais de grande importância como a Wine e a Adega Alentejana. A Ségur Estates exporta para mais de 20 países
O vinho Sagrado Vinhas Velhas 2015, com olfato expressivo de frutas em compota, especiarias, uma salinidade(mineral) que pode ter origem na pisa a pé em lagares de granito. Com se sabe, em geral vinhas velhas têm grande variedade de cepas entre brancas e tintas, e no rótulo não são enunciadas. A fermentação se dá por ação de leveduras indígenas, uma maravilha, tendo em conta que há várias variedades de uvas.
Equilibrado em boca, confirmando o olfato, boa acidez, taninos ainda presentes e álcool em 14% me dão a certeza de sua longevidade, Arrisco dizer que seu apogeu se dará dentro de uns cinco anos mais. Estagia em barricas francesas por 18 meses.
A harmonização com o cordeiro, que marinei 24 h, ficou fantástica. Fiz ainda uma farofa com farinha de mandioca granulada que tostei um pouco na frigideira.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão