Meninas e meninos,
Amanhã se comemora o Dia Internacional do Café, e nada mais interessante do que discorrer um pouco mais sobre esta bebida tão ao gosto do brasileiro.
Você já tomou o café verde? Sabia que é uma bebida termogênica e que faz bem à saúde?
Os Termogênicos, também conhecidos como queimadores de gordura, trabalham transformando em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação. Para isso, eles procuram manter o metabolismo acelerado, promovendo uma queima calórica maior ao longo do dia.
Os termogênicos são substâncias, na maioria alimentos, que ajudam o corpo a consumir energia de forma mais rápida acelerando o metabolismo
A nutricionista Maura Corá explica os benefícios do café verde, um poderoso termogênico natural:
“Café coado, expresso, com leite… Sem dúvida, o famoso cafezinho é uma paixão dos brasileiros. Além de sua versatilidade, podendo ser usado de diversas maneiras, ele ainda faz bem para saúde, principalmente, quando consumido na forma de café verde.
Esse extrato, também conhecido como Greenxanthine, promove inúmeros benefícios ao organismo. Isso porque nessa forma o café é consumido antes passar pelo processo de torrefação, portanto, todas as suas propriedades naturais são preservadas. Agora, se você não sabe ao certo quais são elas, confira a seguir as principais vantagens de incluir o café verde na sua alimentação:
Mais energia para os seus dias – naturalmente, a cafeína já tem uma ação energética e termogênica, mas quando presente em maior concentração, como acontece com o Greenxanthine, esse efeito é ainda mais potente. Por isso mesmo, ao consumir o extrato de café verde logo pela manhã você terá ainda mais disposição para suas atividades diárias, por exemplo.
Uma forcinha para a perda de peso – se você está tentando perder uns quilinhos, mas sem dietas malucas e extremamente restritivas, o café verde também pode ser um excelente aliado da sua dieta. Além da cafeína, esse composto tem uma alta concentração de ácido clorogênico, que auxilia o intestino a absorver a glicose de forma mais lenta, levando o organismo a utilizar os estoques de gordura armazenados no corpo como forma de energia. Essa ação aliada às propriedades termogênicas da cafeína, faz com que o Greenxanthine seja bastante eficaz na perda de peso e também no tratamento de diabetes.
Detox natural para suas células – outro benefício do uso contínuo desse suplemento é sua ação antioxidante, que limpa as células e faz o organismo funcionar melhor. Além disso, esse efeito atua diretamente no combate aos radicais livres, grandes vilões do envelhecimento, e ainda protege contra as radiações ultravioletas.
Com tantas qualidades assim, dá até vontade de sair correndo em busca de um café verde para chamar de seu, né? Mas, não se desespere, outro benefício do Greenxanthine é justamente sua facilidade de acesso, peça orientação ao seu nutricionista ou vá direto a uma farmácia de manipulação, peça o seu e já comece a usufruir de todos esses benefícios no seu dia a dia!”
Maura Corá é nutricionista clínica funcional e parceira da Idealfarma, empresa que se dedica à fabricação e distribuição de extratos nutracêuticos, fitoterápicos, cápsulas gelatinosas e suplementos.
Também dicas de como melhor apreciar esta bebida são dadas pelo Café Brasileiro, e seguem abaixo:
Você sabia, por exemplo, que o café não pode ser feito com água fervendo? E que a xícara de porcelana preserva os melhores sabores da bebida?
O café é mais do que um sabor ao paladar do brasileiro. Ele é uma espécie de “ritual” que está presente no dia a dia da maioria das pessoas, no trabalho, em casa, no bar, no restaurante, no supermercado etc. E a marca Café Brasileiro faz parte dessa tradição há mais 40 anos. Por isso, celebra o Dia Internacional do Café, em 14 de abril, destacando curiosidades e as diferentes maneiras de saborear o café.
A primeira dica importante é que o café deve ser tomado sempre fresquinho. O ideal é preparar somente a quantidade de bebida que vai ser consumida imediatamente ou, no máximo, durante a hora seguinte. Assim, os melhores sabores dos grãos são preservados.
Degustar na xícara de porcelana também faz toda diferença ao paladar. De acordo com o Café Brasileiro, esse tipo de material destaca ainda mais o sabor do café e a temperatura fica constante.
A medida correta para fazer o cafezinho é outro fator curioso. A dica é utilizar entre 5 e 6 colheres de sopa para 1 litro de água. O tempo de contato da água com o pó de café também deve ser calculado em prol do melhor sabor. As sugestões são: 9 minutos para moagem fina; 6 minutos para moagem média, e 4 minutos para moagem grossa.
A armazenagem do café também merece atenção especial para garantir o melhor sabor. O Café Brasileiro explica que o café moído se deteriora facilmente em função do ar, da umidade, do calor e do contato com odores fortes. Portanto, deve ficar acondicionado sempre distante desses riscos. Guardar na própria embalagem é a melhor alternativa.
Na hora de coar, não deixe a água ferver, pois a perda de oxigênio altera o verdadeiro sabor do café. E nunca prepare a bebida já adoçada. Esse processo poderá formar crosta de açúcar nas paredes do recipiente, afetando o sabor. Isso vale para a armazenagem do café pronto, mesmo em garrafas térmicas. Se a opção for o coador de pano, lembre-se de jamais lavá-lo com detergente ou outro produto de limpeza. A higienização deve ser feita somente com água.
Depois de tantos cuidados com essa “preciosidade” chamada café, as dicas vão para o preparo: colocar o pó de café na água quente antes de entrar em ebulição; mexer com colher de pau até fazer um creme na superfície do recipiente, e deixar essa colher de pau para uso exclusivo do café.
O Café Brasileiro é a uma marca da Mitsui Alimentos, companhia que comercializa café e alimentos no Brasil desde 1974 e é considerada uma das maiores torrefadoras do País.
Segue também uma receita que é de babar, que a Melita, uma companhia que desenvolve produtos que ofereçam aos consumidores o máximo do prazer do café me enviou:
Torta de Café
Ingredientes
Massa
100 g de margarina cremosa
100 g de amendoim torrado e moído
2 colheres (sopa) de açúcar
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
Recheio
2 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de chocolate em pó
½ xícara (chá) de Café Tradicional Melitta filtrado
1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12 g)
4 colheres (sopa) de água
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 lata de creme de leite
Cobertura
½ xícara (chá) de leite desnatado
1/2 xícara (chá) de Café Tradicional Melitta filtrado
½ xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 colheres (chá) de amido de milho
Para enfeitar
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
grãos de café
Modo de Preparo
Para a massa, misture a margarina, o amendoim e o açúcar em uma tigela e vá adicionando a farinha de trigo, aos poucos, mexendo com a ponta dos dedos e amassando delicadamente até formar uma massa firme. Se necessário, pingue algumas colheres de água. Deixe descansar por 15 minutos. Forre o fundo de uma forma de fundo removível média (24 cm de diâmetro), fure a massa e leve ao forno médio (180oC), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até ficar firme e dourada. Reserve.
Bata os ovos e o açúcar na batedeira até ficar uma mistura fofa e com cor clara. Retire e adicione o chocolate em pó peneirado e o café, mexendo até ficar firme. Derreta a gelatina na água fria e aqueça em banho-maria até derreter bem. Adicione à panela com a essência de baunilha e o creme de leite. Mexa, retire, espere amornar e coloque sobre a massa assada. Leve à geladeira para firmar.
Para a cobertura, coloque os ingredientes em uma panela e leve ao fogo até ficar uma calda brilhante e espessa. Espere amornar e coloque sobre a torta.
Para enfeitar, bata o creme de leite fresco bem gelado com o açúcar e a essência de baunilha na batedeira até ficar firme (ponto de chantilly). Coloque em um saco de confeitar e enfeite a torta. Finalize a decoração com os grãos de café.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão