Meninas e meninos,
Castelo Alimentos, empresa familiar com 113 anos de existência, corrobora a tese que temos sim no Brasil empresas familiares competentes e que se organizaram, reorganizaram, e ao longo dos anos se mantiveram ativas e com grande sucesso.
É o exemplo da família Cereser e suas empresas, no caso a Castelo Alimentos que visitei mais uma vez na APAS deste ano, e aproveitei para verificar as novidades que estavam lançando como a sua linha de molhos de tomates Castelo Sapori Leve Vita, o Azeite Extra Virgem Castelo Seleção e o renovado Sumo de Limão Castelo.
Este texto tem o propósito de mostrar como uma marca tão conhecida há tantos anos não para de se reinventar, e asseguro que experimentei e uso os produtos pela qualidade e sabor.
Sou um consumidor dos produtos da Castelo Alimentos desde há muito, em minhas receitas, em meus preparados, e gosto muito da linha dos vinagres, principalmente os balsâmicos, tanto o tradicional, como o creme.
Faço meu vinagre de vinho faz muito tempo, afinal, degusto muitos vinhos profissionalmente ao longo da semana, e por prazer nos finais de semana, e sempre que resta um pouco nas garrafas, confesso ser difícil sobrar, eu vou logo somando com a madre de vinagre que tenho há 30 anos.
O vinagre é mais uma destas maravilhosas e espontâneas descobertas, pois quem fez vinho há mais de 7000 anos, deve ter perdido algumas ânforas para as bactérias acéticas, e o nome deriva mesmo de vinho, do latim. “Vinu agre ou vinho azedo”.
No estande da APAS, conheci mais um produto, outra de minhas paixões, motivo de estudos e viagens, sobre o qual escrevo sempre que posso; o azeite de olivas, sim no plural mesmo como já escrevi que aprendi de meu padrino Silvio Lancellotti, que preconiza ser impossível fazer azeite de oliva-uma apenas- o Azeite Extra Virgem Castelo Seleção.
Este azeite com 0,2% de acidez é produzido em Portugal, claro que para ser extra virgem tem que ser extraído a frio, com esmero na seleção dos frutos no ponto ideal de maturação com padrão de qualidade superior.
Também degustei a linha de molhos de tomates, também no plural, Castelo Sapori Leve Vita que são produzidos artesanalmente e com receita exclusiva, utilizando ingredientes frescos e selecionados. Além de resgatar o sabor dos molhos de tomates tradicionais italianos, os produtos se diferenciam por não conter conservantes, nem aromatizantes e corantes artificiais, podendo ser utilizado diretamente nas mais variadas receitas.
A linha tem cinco opções de sabores: tradicional, com calabresa, com azeitonas, tradicional light (com 52% menos calorias e 37% menos sódio), com manjericão light (com 38% menos sódio).
“Estamos diversificando cada vez mais o nosso portfólio para que os consumidores possam encontrar nas gôndolas dos supermercados opções tão saudáveis e saborosas quanto a comida caseira, e também azeite, molhos e conservas gourmet, com a mesma qualidade do que são encontrados nas mesas e nos cardápios de restaurantes”, afirma Gésica Cereser, gerente comercial e de marketing da empresa.
Para conhecer mais e saber da linha vasta de produtos o site da Castelo Alimentos é bem completo.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão