Mninas e meninos,
Bien Amigos uniu Bueno Wines e Dante Robino. Uniu Brasil e Argentina. Uniu Merlot e Malbec. Unindo o melhor dos dois países, futebol e vinho, a Vinícola Brasileira Bueno Wines em parceria com a Bodega Argentina Dante Robino lança Bien Amigos em edição limitada durante a copa do mundo.
Degustei o vinho com torresmos, quibes e esfihas como entradas, uma pasta a bolognesa acompanhada de um corte argentino grelhado como prato principal. Foi divertida a harmonização, casando diversas gastronomias regionais.
Um vinho com a intensidade latina, como dizia o release, bom equilíbrio com blend da tradicional uva argentina Malbec e a uva brasileira Merlot. Esse é o Bien Amigos, um vinho em edição limitada com 18.000 garrafas. O vinho é uma parceria entre a Bodega Argentina Dante Robino e a Bueno Wines.
As uvas são provenientes da Campanha Gaúcha, da Bueno Wines ; o Corte foi executado com o auxilio da orientação enológica da Dante Robino, unindo esforços para apresentar um vinho que tanto lembre a Argentina, quanto o Brasil.
Uma brincadeira com números.
O número de garrafas da edição não foi uma escolha aleatória: ele representa a trajetória de Galvão Bueno
atuando em Copas do Mundo. Desde sua estreia narrando Alemanha Ocidental x Austrália na Copa de 1974, até o último jogo desta edição do torneio, em andamento agora no Catar, Galvão somará pouco mais de dezoito mil dias como narrador da competição.
“A rivalidade com a Argentina é muito mais no campo do futebol do que qualquer outra coisa, e eu alimentei isso por muitos anos. Mas fora dos campos, a história é outra. Brasil e Argentina juntos têm uma marca muito forte e nossa expectativa é que Bien Amigos seja um sucesso. Criar um vinho em conjunto com nossos hermanos e em parceria com a Bodega Argentina Dante Robino é uma vitória e motivo de orgulho. Um sinal de que o nosso empreendimento realmente deu certo.”, comemora Galvão Bueno, fundador e chairman da Bueno Wines.
A Bodega Argentina Dante Robino, que faz o blend com a Bueno Wines, se uniu a Ambev em 2020, faz parte da MATCH, unidade de negócios da Ambev dedicada a desenvolver e acelerar inovações que ofereçam brindes que vão além de cerveja.
Segundo Daniela Cachich, presidente da divisão MATCH – Misturas, Álcool, Tendências e Cheers – o lançamento de Bien Amigos mostra como a Ambev quer trazer mais opções aos consumidores. “Queremos fortalecer novas categorias, continuar em um ritmo de inovação constante, trazer novas parcerias e focados no encantamento dos consumidores, os que já são nossos e os que querem brindar com produtos do portfólio Ambev.”, afirma a executiva.
“Para nós, da Bueno Wines , o Bien Amigos é um importante passo no nosso propósito que é democratizar o vinho no Brasil. Logo, esperamos que ele chegue à mesa dos brasileiros e aos momentos de comemoração, de vitória. Já estamos desenvolvendo este projeto há um tempo, mas obviamente a Copa do Mundo seria o momento mais propício para o lançamento. O clássico dos clássicos, Brasil X Argentina, em pleno Mundial é tudo que queríamos e corremos para que acontecesse.” Afirma Leticia Galvão Bueno, CEO do Grupo Bueno Wines, confiante no sucesso do novo rótulo da marca.
O blend entre Brasil e Argentina se mostrou fresco, equilibrado, com olfato bem frutado. Harmonizou bem com as entradas citadas e o prato principal.
Segue ficha técnica obtida:
Bueno Wines e Bodega Dante Robino
Ficha Técnica:
Terroir: Região: Campanha Gaúcha – RS
Solo: Areno Argiloso de topografia plana
Clima: Quente e subúmido
Variedade(s): Merlot e Malbec
Colheita: Manual e seletiva
Vinificação:
Identificação do perfil da uva no vinhedo;
Seleção de cachos;
Desengace total, sem esmagamento;
Enchimento do tanque de aço inoxidável por gravidade;
Maceração pré-fermentativa a frio;
Fermentação alcoólica e maceração a temperatura controlada de 18°C a 23°C;
Maceração pós-fermentativa;
Descube por gravidade e separação do vinho flor do vinho prensa;
Fermentação malolática espontânea e completa
Degustação:
Análise visual: Coloração violáceo profundo;
Análise olfativa: Notas de frutas vermelhas maduras, destacando-se ameixa e mirtilo com toques de pimenta negra;
Análise gustativa: De estrutura média, jovialidade e intensidade se complementam em sensações de equilíbrio em boca;
Serviço e Harmonização:
Harmonização: Assados de carne vermelha, feijoadas e finger foods a base de queijos e charcutaria;
Temperatura de Serviço: Entre 16º e 18ºC
Taça recomendada: Bordeaux
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão