Meninas e meninos,
Quem conhece a Vin d’Ame sempre se pergunta até onde irá esta pequena importadora em busca de expressões que confirme seu slogan: “Vin d’Ame- A Alma do Vinho de Terroir”, e eu mesmo respondo que esta é a alma da Vin d’Ame!
Um encontro com jornalistas e formadores e opinião faz algum tempo, mostrou isto bem claramente com uma linha de vinhos espanhóis, de valores mais acessíveis, embora ainda caros para os padrões do bolso brasileiro.
11 vinhos foram mostrados e muitos deles muito bons, causando uma relação de preço X qualidade bastante interessante.
1-Bodega Nuevos Vinos, Terraplen Garnacha 2015-D.O Navarra
Vinho que agrada pela facilidade, ótima acidez, boa fruta no olfato e em boca.
2-Bodega Sierra Norte, Pasión de Bobal 2013-D.O Utiel-Requena
3-Bodega Valdelana, Barón Ladrón de Guevara 2015-DOCa Rioja
4- Bodega Valdelana, Barón Ladrón de Guevara Crianza 2013-DOCa Rioja
5-Bodega Valdelana, Barón Ladrón de Guevara 2013 Vinho de Autor-DOCa Rioja
Dos três vinhos desta Bodega, os dois primeiros estão prontos para se beber, sendo que o Crizanza 2013 foi o meu preferido, boa acidez, boa fruta, com madeira equilibrada(passa 12 meses em barricas de carvalho francês(60%) e americanos. Taninos presentes fazem deste vinho acompanhante ideal para carnes vermelhas, queijos amarelos, e assados.
6-Bodega Convento de Las Claras, Convento de Las Claras 2013-D.O Ribeira del Duero
7-Bodega Convento de Las Claras, Heritage 2011-D.O Ribera del Duero
Desta Bodega, gostei dos dois vinhos, mas o Heritage é simplesmente espetacular. Passa por barricas 16 meses sendo 75% francesas e o restante americanas, e deixam o vinho macio e sedoso. Seu vinhedo tem cepas de 30 a 90 anos de idade, e a mineralidade aparece com força e expressão. Muitas especiarias, frutado exuberante e gostoso, acidez ótima e equilíbrio entre acidez, taninos e álcool fez com que o Heritage apesar de ser o mais caro, fosse o meu favorito. Bom para carnes de caça de pelo e panas, assados, braseados, ensopados, aves assadas.
8-Bodega La Zorra,La Zorra 2014-D.O Sierra de Salamanca
9-Bodega La Zorra,La Vieja Zorra 2013-D.O Sierra de Salamanca
10-Bodega Luzdivina Amigo, Viñademoya 2014-D.O Bierzo
11-Bodega Luzdivina Amigo, Baloiro Reserva 2010-D.O Bierzo
No total a Vin d’Ame trouxe 17 rótulos espanhóis, todos tintos, de seis diferentes vinícolas e de cepas autóctones, que dentre elas as mais conhecidas são a Tempranillo e a Garnacha, mas trouxeram vinhos de Bobal, Mencia, e Rufete, e da Rioja as Graciano e Mazuelo.
Para entrar no portfolio da Vin d’Ame, os vinhos devem vir de plantios sem uso de agrotóxicos, das melhores parcelas do território, colheita manual, e na vinificação não entra aditivos e/ou produtos químicos. Michael Schütte, sócio da Vin d’Ame afirma: “Não basta provar o vinho em uma feira, gostar e fazer a importação desconhecendo-se as condições de cultivo e produção, que irão afetar diretamente a qualidade do vinho”.
Para arrematar a Vin d’Ame apresenta o Centum Vitis, selecionado como o melhor Tempranillo espanhol, combinado com pó de ouro. Suas uvas provêm de parreiral centenário e pré-filoxera.
Juan Jesus Valdelana, da Bodega Valdelana acredita que os efeitos antioxidantes do ouro potencializam os efeitos benéficos do vinho.
Ótimas opções para as festas, a Vin d’Ame tem ótimos vinhos brancos, entrem no site e vejam também preços atualizados.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão