Meninas e meninos,
O dia dos pais está chegando, e com ele a vontade de fazer uma bela comemoração, com almoço especial, vinho especial, e carinho redobrado.
Para quem ainda tem seu pai por perto, ótimo se ele puder comparecer ao almoço especial de dia dos pais.
Àqueles que já não o têm, e se forem pais, lembrem-se com alegria e comemorem muito.
Aos pais que têm netos, bisnetos, estes comemorem em dobro, mas sempre com a certeza de não abusarem das comidas e bebidas, afinal, é comemoração e não uma prova de resistência.
Recebi alguns produtos da Mãe Terra assinados pela Bela Gil, com sugestões de receitas para serem utilizadas, e uma delas, com um mix de 4 tipos de arroz, que já vêm embalado sob o nome de Ritto, onde são todos integrais e contendo arroz vermelho, preto, moti e longo.
Também vou sugerir um vinho para acompanhar, que casa bem com a receita que leva funghi, e, portanto lembra um vinho italiano.
O vinho é o ótimo COS Cerasuolo di Vittoria Clássico DOCG 2012, trazido ao Brasil pela Importadora Italiamais.
Vinho da Sicília, aos pés do Etna, corte das uvas Nero D’Avola(60%) e Frapatto Di Vittoria(40%), onde seu produtor não se utiliza de leveduras de laboratório, somente as leveduras indígenas, e utiliza os princípios da vinicultura biodinâmica, buscando o equilíbrio com a natureza, vindo em direção dos produtos da Mãe Terra por Bela Gil.
Hoje, esta vinícola é conceituada no mercado, sendo seu Nero D’Avola um dos melhores do mundo.
Voltando à receita, o nome dado é:Ritto da Chef ao Funghi, e como disse antes, é alternativa como acompanhamento da refeição para comemorar data do dia dos pais.
Preparo básico
Lave 1 xicara de chá de Ritto da Chef deixando escorrer bem o excesso de água.
Em uma panela média, refogue alho e cebola até dourar.
Acrescente o arroz e refogue um pouco, adicione 2 xícaras de chá de água fervente, 1/2 colher de chá de sal, será ótimo se usar o sal Maríssimo Mãe Terra, e deixe cozinhar com a panela meio tampada. Após secar a água por completo (aproximadamente 30 minutos), tampe a panela, desligue o fogo e deixe descansar por 5 minutos antes de servir.
Para o arroz com funghi:
1 xícara de chá de Ritto da Chef cozido.
50 g de funghi porcini ou chileno seco preto e 1/2 cebola picada.
2 colheres de sobremesa de azeite e 1 colher de sopa de alecrim fresco.
2 colheres de sopa de biomassa de banana verde.
2 colheres de sopa de cebolinha picada
1/4 de xícara de chá de vinho, pode ser o branco ou o próprio vinho que irá acompanhar a refeição, lembrando que no caso de vinho tinto, este dará cor ao preparo, e junte a água que hidrato o funghi.
Sal Maríssimo Mãe Terra e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de Preparo
Deixe o funghi de molho por 6 horas, trocando a água até três vezes, em uma panela, refogue a cebola com o azeite e deixe dourar.
Acrescente o funghi, o alecrim, o vinho e deixe cozinhar por 3 a 5 minutos, adicione o sal e a pimenta-do-reino.
No liquidificador, bata a biomassa com uma xícara da água do funghi que ficou de molho.
Misture o Rito com o funghi e, em fogo baixo, acrescente a mistura da biomassa.
Misture bem e deixe cozinhar até formar uma consistência cremosa. Para servir, misture a cebolinha e acerte o ponto do sal e da pimenta-do-reino.
Este prato pode acompanhar carnes, peixes, aves.
No nosso caso, uma carne de ave, por exemplo, a galinha d’Angola vai harmonizar muito bem e ajuda na harmonização com o vinho.
Italiamais
www.italiamais.com.br
Mãe Terra
www.maeterra.com.br
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão