Meninas e meninos,
Falar de gastronomia para quem gosta de comer de tudo é como “chover no molhado”, ou seja, não basta falar, tem que cozinhar!
Eu sou um destes que adoram a duas coisas, comer e cozinhar, e digo, sem falsa modéstia, que faço as duas coisas muito bem, embora, meus médicos e a balança, não gostem muito da primeira opção.
Todas as vezes que fui para as regiões serranas, principalmente da serra da Mantiqueira, me deparei com os pinhões.
Estes, onipresentes na época de outono-inverno, sempre fizeram parte da gastronomia dos locais, em preparados doces e salgados.
Lembro-me de ter comido farofa e um bolo de pinhão em Campos do Jordão, cidade turística serrana do estado de São Paulo, faz muitos anos.
Também em recente visita à cidade de Cunha, também estância turística do estado de São Paulo, a festa do pinhão já se animava em Maio, com os mesmos sendo ofertados cozidos, assados no fogão à lenha em plena praça da cidade.
Recebi de uma assessoria de imprensa, a NQM, através da Maria Luiza Campos, duas receitas que transcrevo na íntegra, de autoria da Chef Camila Pazello de Curitiba, coordenadora do curso de Gastronomia do Grupo Educacional OPET da cidade de Curitiba, no estado do Paraná.
Ingrediente tradicionalmente de climas mais frios, pode ser utilizado para dar um toque especial em pratos quentes, e com ele todas as delícias gastronômicas da época: sopa, canjica, e, é claro, pinhão.
Consumido em geral cozido, ele pode ser utilizado em diversas receitas diferentes e deliciosas. Quantos aos vinhos para harmonizar, prefiro que sigam a regra mais preciosa da harmonização enogastronômica: Bebam o que gostem!
A chef Camila Pazello, coordenadora do curso de Gastronomia do Grupo Educacional OPET, criou dois pratos deliciosos (um salgado e um doce) com pinhão para aquecer o corpo nesse inverno.
ENTREVERO DE PINHÃO
INGREDIENTES
150 g Charque
150 g Bacon picado
50 g Manteiga
150 g Linguiça calabresa
150 g Alcatra ou picanha
200 g Tomate picado sem pele e sem semente
200 g Cebola picada
3 dentes de alho
200 g pimentão
300 g Pinhão cozido e picado
200 g Mandioca cozido cortado em cubos
Salsinha e Cebolinha a gosto
Sal e pimenta a gosto
MODO DE PREPARO
1. Dessalgar a carne seca e temperar a carne bovina com sal e pimenta;
2. Frite o bacon com a manteiga e assim que soltar sua gordura retire o excesso;
3. Frite a linguiça e as demais carnes
4. Refogue a cebola, o alho, o tomate e o pimentão. Misture o pinhão e o aipim, acerte o sal e deixe cozinhar por uns 10 minutos;
5. Desligue o fogo e finalize com salsinha e cebolinha a gosto;
Sugestão de acompanhamento: pode servir com arroz e farinha
BRIGADEIRO DE PINHÃO
INGREDIENTES
1 caixa de leite condensado (395g)
1/2 caixinha de creme de leite (100g)
1 colher (de sopa) de manteiga
150 g de pinhão
80 g de chocolate branco
chocolate granulado branco.
MODO DE PREPARO
Primeiro, cozinhe o pinhão por 40 minutos. Descasque e reserve. Em uma panela, coloque o leite condensado, o creme de leite, a manteiga e o chocolate para derreter. Com tudo derretido, acrescente o pinhão. Mantenha no fogo durante três minutos. Bata a mistura no liquidificador até o pinhão ser totalmente processado e virar uma pasta. Depois, leve novamente para a panela e aqueça por mais cinco minutos.
O brigadeiro de pinhão fica com uma textura pesada, diferente do brigadeiro tradicional. Leve para uma travessa e deixe esfriar em temperatura ambiente. Aí, é só enrolar e passar no granulado branco.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão