Meninas e meninos,
Podere La Vigna il Dragone IGT Toscana 2018, um vinho importado pela Prem1un Wines. Mais uma vez, temos prova que vinho sem barrica, pode sim trazer frescor, jovialidade, apesar dos quatro anos de safra, este vinho ainda tem longa vida pela frente envelhecendo bem.
O Podere La Vigna il Dragone IGT Toscana 2018 mostra o que a seleção de boas uvas pode fazer quando bem vinificadas. Elaborado com sua fermentação em tanques de aço inox, com temperatura controlada e durante 15-20 dias, permite que seus aromas frutados se conservem. Não passa por madeira.
Vinho comportado em álcool, na casa dos 12,5%, mas em total equilíbrio com taninos bem macios, embora ainda presentes, o que gosto muito, e sua acidez, seu frescor completando o que chamamos de tripé para os vinhos tintos. Um vinho fresco, com aromas frutados, boa estrutura e agradável no paladar.
Para a gastronomia de Páscoa, que será neste Domingo, dia 17 de Abril, creio ser uma ótima opção. O Coelho em diversas cocções, principalmente o braseado, irá harmonizar perfeitamente. Também algumas aves assadas, carne suína, massas com molhos a base de carnes.
Segue a receita de coelho à caçadora que pode ser feito com o mesmo vinho que irá depois harmonizar com o prato:
Ingredientes: coelho, um bom vinho tinto, cebolas em rodelas e picadas, alho, sal, pimenta do reino, louro, azeite-modere na gordura-manteiga e tomates pelados: pode usar cravos da índia se gostar do picante, e pimenta dedo de moça picadinha.
Como Fazer:
- Ponha o coelho (cortado em pedaços) para marinar no vinho tinto com as cebolas e o alho cortados em rodelas, sal, as pimentas, cravo e o louro.
- Tire os pedaços de coelho da marinada (e separe o líquido, sem desperdiçar nada), passe-os por farinha e doure-os na manteiga e azeite.
- Junte ao coelho as cebolas, os alhos, o louro… (ou seja, a parte sólida da marinada) e os tomates pelados e cortados em pedaços.
- Deixe ferver um pouco, junte o líquido da marinada e verifique os temperos.
- Tampe e deixe cozer suavemente até o coelho estar macio.
Com os queijos, escolha os de massa mais curada. Para o bacalhau, que sempre reina nesta ocasião, sugiro os que sejam grelhados ou ao forno, com cebolas e alhos, e com azeite comedido. O álcool em 12,5% pede gorduras mais comportadas. Que tal um arroz de bacalhau?
Seja qual for o momento em que irá degustar o Podere La Vigna il Dragone IGT Toscana, com aperitivos e entradinhas, em refeições ou mesmo solo, tenho a certeza que irá agradar. Mas a Prem1um tem muitos outros vinhos que poderão agradar seu paladar.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão