Meninas e meninos,
Concorrido almoço faz já algum tempo, promovido pela Vicentin Family Wines, tive a oportunidade de degustar uma linha de vinhos que a Galeria dos Vinhos importa desta vinícola argentina.
Algumas novidades marcaram a ocasião, como o Vicentin Blanc de Malbec, um vinho que se mostrou muito bom para gastronomia, pois tem boa acidez, mesmo para um Malbec, já que foi vinificado em branco, ou seja, sem contato com as cascas, equilibrado, intenso.
Outra interessante descoberta é o Vicentin Champenoise Rose de Malbec, um espumante com corte de Malbecs de vários vinhedos com altitudes distintas, permanecendo 12 meses em garrafas sobre as lias, vinho justo, na medida.
A linha Dorado, tem um Malbec que também tem corte de frutas advindas dois vinhedos, com passagem por barricas em cerca de 30% do vinho em madeiras americana e francesa novas, e o vinho que mais gostei o Dorado Blend 2013, com 60% Bonarda, 35% Malbec e 5% Cab. Franc, que passa 6 meses em barricas americanas de segundo uso apenas 15% do vinho.
Frutado elegante sem ser aquele adocicado característico dos Malbec, sutil especiarias doces, sua acidez impressiona, creio que a Cab. Franc fazendo seu aí papel, e um floral bem leve que se abre depois de algum tempo.
Em minha opinião, vinho ideal para harmonizações bem variadas, indo dos queijos, passando por massas com molhos mais acídulos, e, claro, as carnes vermelhas.
O Vicentin Blend de Malbec 2011, também com Malbecs de varias regiões e altitudes, passa por barricas, além de sua fermentação malolática, por mais 9 meses, todas francesas.
O Colosso 2011 é um puro sangue Malbec, usando também a mesma técnica de mesclar variados vinhedos de diferentes altitudes. Este passa 24 meses em barricas francesas. Vinho que tem no nome sua melhor descrição.
São vinhos que na época, custavam de cerca de $50,00 até $160,00, mas é bom consultar porque neste país, a única coisa que realmente funciona é o aumento de impostos e taxas.
Há uma caixa para presentes belíssima que pode ser também adquirida com os vinhos Colosso, que é feita de madeira reciclada de barricas velhas.
Procurem o amigo Leandro Chicarelli, que lhes dará todas as informações sobre estes vinhos e outros mais.
Galeria dos Vinhos: 11 3345-1950
www.galeriadosvinhos.com.br
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão