Meninas e meninos,
O que é vinho Vegano vem a ser uma das perguntas da moda, sim, mais uma dentre tantas que vemos todos os dias. Antes de tudo, vamos esclarecer que ser ou não o vinho vegano, não implica em ser melhor ou pior, mais ou menos saudável.
Acredito que todos saibam o que seja o veganismo, senão lá vai: Na alimentação, onde surgiu o termo, o “ser vegano” é cortar do cardápio qualquer alimento com origem ou matéria-prima animal. Veganismo é um estilo de vida, e em outra maneira bem simples, o veganismo é um movimento que pretende excluir da rotina todo e qualquer elemento que envolva o sacrifício e o sofrimento animal.
A ideologia vegana consiste em defender e preservar os direitos da liberdade animal. Vejam bem, polêmica à vista, animais estes que são criados para alimentarem os seres humanos, que antes os caçavam, agora os têm ao alcance das mãos.
Voltando então para os vinhos veganos, o que seriam? Bem, seguindo a ideologia vegana, vinhos veganos são aqueles que excluem de sua elaboração qualquer traço animal.
Vejam que eu escrevi de sua elaboração, pois alguns mais puristas, acreditam que o simples contato das parreiras e de seus frutos com animais, já os inviabilizam para serem caracterizados veganos.
Ok, não terem carneiros, gansos, coelhos, abelhas, joaninhas, aves no parreiral, é possível até determinado momento. Os animais citados, menos os insetos, até que podemos controlar, mas e o restante? E os pássaros que adoram comer as uvas? Nenhum exagero é bom, certo?
Voltando então à elaboração dos vinhos veganos, estes não se utilizam de matéria animal, principalmente no tocante à clarificação(filtragem de resíduos sólidos restantes da fermentação), comumente executada pela eliminação dos sólidos, ou seja filtragem, através de proteínas. O termo clarificação surge em decorrência da utilização de claras de ovos.
Exemplos destas proteínas animais clarificantes.
A albumina, proteína presente na clara do ovo, é conhecida e utilizada desde há muito como filtradora. Outros clarificantes ou filtrantes utilizados são a gelatina (proteína animal, colágenos) e a caseína (proteína do leite).
Portanto, vinhos veganos são aqueles que não utilizam qualquer produto de origem animal na elaboração.
Eu gosto de vinhos, sejam veganos ou não, biodinâmicos ou não, orgânicos ou não, naturais ou não, livres de sulfitos ou não, apenas exijo que sejam bons, tecnicamente adequados. Aqui não estou falando do gosto pessoal ok?
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão