Meninas e meninos,
Woodford Reserve Bourbon um Whiskey do Kentucky fez uma apresentação muito interessante para conhecermos a marca sob a batuta do embaixador global da marca, Tom Vernon, que está no Brasil pela primeira vez para uma série de atividades, entre elas degustações com a imprensa.
Mas antes de qualquer coisa, cabe uma explicação sobre o que vem a ser o Bourbon um Whiskey: Começo pelo que já ouvi muito falar que todo Bourbon é whiskey, mas nem todo whiskey é Bourbon.
Whiskey é uma bebida destilada feita de cereais fermentados e envelhecido em barris de carvalho americano. Pode conter variados cereais como cevada, centeio, malte, trigo, milho, requer diferentes ingredientes e processos de destilação de acordo com as especificações comerciais em relação ao teor alcoólico.
Já o tal Bourbon é o tipo mais popular de whiskey nos EUA, e tem este nome porque pela tradição é destilado no condado de Bourbon, no estado do Kentucky, mas pode e é destilado em outras regiões do EUA.
Voltando ao Woodford Reserve, marca de Bourbon Whiskey e destilado no Kentucky, considerado dentro do segmento como um super Premium, vem mostrar que estes destilados, os Bourbon, tiveram um incremento em sua produção.
Todo Bourbon possui água, grãos, fermentação, destilação e maturação para gerar o seu sabor, no entanto, o destilado utiliza essas cinco fontes de forma única para produzir um Bourbon complexo e perfeitamente balanceado.
A mistura de grãos composta por 72% de milho-por lei deve conter no mínimo 51%, e no máximo 79% de milho- 18% de centeio e 10% de cevada garante suas notas doces e picantes. Extraída de poços calcários na destilaria, a água é rica em minerais e não contém ferro. Sua fermentação é feita com leveduras proprietárias, nos menores fermentadores do mercado, conferindo características ainda mais artesanais à bebida.
Outras exigências para o Bourbon ou Whiskey é que deve ser destilado a menos de 160 provas (80% abv – alcohol by volume); ser livre de quaisquer aditivos como coloração ou aromatizadores (exceto água para reduzir a prova se necessário); envelhecidos em barris de carvalho branco americano, sempre novos e usados apenas uma vez, com tosta que pode variar, e com permanência mínima nos barris de dois anos.
Voltando ao Woodford Reserve, este é elaborado em pequenos lotes na mais antiga destilaria norte-americana, tornando-o com qualidade para atender ao público que busca novos sabores.
Woodford Reserve sabe que o paladar do brasileiro tem se apurado, portanto cabe mostra este destilado Premium e seu diferencial de sabor e de utilizações variadas como na coquetelaria. “Por ter um sabor marcante e versátil, que possibilita várias combinações, o Bourbon apresenta o equilíbrio perfeito para a coquetelaria, podendo ser a base de coquetéis do mais cítrico ao mais alcoólico e seco”, comenta Luiz Schmidt, diretor de marketing da Brown-Forman, empresa proprietária dentre outras marcas do Woodford Reserve.
Woodford Reserve se destaca também não só por ser produzido na mais antiga destilaria norte-americana, com mais de 200 anos, mas por ser o Woodford Reserve triplamente destilado e maturado sob medida, como já mencionei, em barris de carvalho americano novos e queimados.
Outra coisa que impressiona no Woodford Reserve é que é o único Bourbon a sua própria tanoaria, ou seja, confeccionar seus próprios barris. Ao longo de sua história, o produto foi premiado com três medalhas de ouro em competições renomadas do segmento de destilados.
Tom Vernon viaja pelo mundo para mostrar o potencial da categoria Bourbon e de Woodford Reserve. O profissional tem 15 anos de experiência na indústria de bebidas, mas seu foco principal sempre foi o whiskey americano. Seu trabalho inclui educar, inspirar e engajar bares e bartenders enquanto embaixador de um dos whiskies mais conceituados do Kentucky.
Eu participei da degustação dirigida chamada 5 fontes de sabor, e ganhei meu certificado!
Sobre a Brown-Forman
Em operação no Brasil desde agosto de 2010, a Brown-Forman é proprietária de marcas como Jack Daniel’s, Woodford Reserve, Finlandia Vodka e das tequilas El Jimador e Herradura. Está entre as cinco maiores empresas do segmento de bebidas do mundo e seu portfólio de mais de 25 marcas é vendido em mais de 135 países. A empresa foi fundada em 1870 por George Garvin Brown, em Louisville, no estado americano do Kentucky, onde mantém sua sede. Em todo o mundo, possui mais de 4.120 funcionários. www.brown-forman.com.br
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão