Meninas e meninos,
Voltei ao batente, e nunca nestes mais de dez anos fiquei tento tempo sem postar.
Somente quando fui hackeado em 2013, e talvez por algum problema técnico ocorrido, fui sempre um escritor contumaz.
Desta feita tirei férias inclusive das postagens, e volto confiante que meus leitores tenham sentido minha falta, assim como senti a deles, apesar das postagens do facebook e instagram não terem me deixado totalmente ausente, não é a mesma coisa.
Fui conhecer de perto o famoso Natal Luz de Gramado que ainda, na verdade não terminou, e se não me engano, é amanhã o último dia de apresentações.
Lindo, deslumbrante, vale muito a pena irem conhecer, e os passeios por lá são muito agradáveis, e se ficarem hospedados em ponto central da cidade, podem fazer quase tudo andando e conhecendo os arredores.
Aqui cabe uma observação de quem escreve sobre turismo, para que atentem para o detalhe dos preços. Gramado é caro, tudo é caro.
Comer por lá equivale a pagar o que se paga em São Paulo em restaurantes, por exemplo, mas faltam profissionais que se equivalham no quesito serviço, então, a meu ver, a relação preço X qualidade fica ainda mais desproporcional.
Eu que estou acostumado a ir muito para a Serra Gaúcha, senti muito a diferença.
A prefeitura conseguiu um feito, coloca o turismo na pauta e com pouco ou quase nada de dinheiro público, pois a iniciativa privada comparece, consegue fazer da cidade na época de final de ano e férias, um espetáculo de cor, sons e luzes de se orgulhar, pode servir de exemplo para outras cidades brasileiras que queiram explorar seus atrativos turísticos.
Para facilitar, quem quiser ver melhor sobre a cidade tem o site.
Recomendo a Churrascaria Chama de Fogo, que é ótima e atende muito bem, indo buscar o hóspede no hotel e depois levando de volta.
Vou colocando aos poucos alguns locais por onde passei em Gramado.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão