Meninas e meninos,
Sparkling Festival no dia Internacional da Mulher em São Paulo, na Cinemateca Brasileira vem aí. Mais uma edição deste tradicional festival, onde não apenas as borbulhas estarão presentes. Muitos vinhos tranquilos, aqueles que não têm gás carbônico, estarão no Sparking Festival, inclusive muitos vinhos brasileiros. Nesta edição do Sparkling Festival, vinícolas brasileiras e importadoras trazem 350 rótulos que poderão ser degustados e comprados.
Na linda e histórica Cinemateca Brasileira, durante o Sparkling Festival que se dará dias 07 e 08 de Março, os ótimos vinhos serão acompanhados por diversas opções gastronômicas.
Food trucks, bike trucks, ceviche, produtores de queijos e de embutidos, entre outros, além de programação especial para o Dia Internacional da Mulher. A novidade é a recente entrada no mercado do Cuzco Ceviche, que mostrará que este prato harmoniza bem com vinhos, sejam espumantes, ou vinhos tranquilos, de preferência os brancos mais ácidos.
Algumas das vinícolas confirmadas incluem: Amitié, Botalcura(CHILENA), Cão Perdigueiro, Cave Antiga, Cave Geisse, Don Candido, Don Guerino, Hiragami, Salton, Vale do Goethe, Valmarino e Vila Francioni.
Haverá também vez para vários micro produtores, em um espaço exclusivo. Falando em Ceviche ou Cebiche(as duas formas de grafia existem), este é o prato que mostra a cocção dos alimentos à frio.
Segundo consta, é um prato da culinária peruana, apesar de ser encontrado em toda a América do Sul andina. Os peruanos transformaram o ceviche em parte do Patrimônio Cultural do país e tendo uma data comemorativa, 28 de Junho.
Na história, uma primeira versão do Ceviche é registrada como sendo de cerca de 2000 a.C. entre o povo Mochica do litoral norte do Peru. O peixe era marinado em suco de tumbo cocoba ou curuba (um fruto similar ao maracujá) que na Amazônia brasileira é conhecida como “cubiu”.
O prato é baseado em peixe cru marinado em suco de limão ou outro veículo líquido que seja bem cítrico. Também leva cebola, pimenta e coentro, quase sempre. Há versões do ceviche para frutos do mar como lagosta, camarão e polvo, todos combinados com a cebola, pimenta e coentro.
Um importante ingrediente da preparação do ceviche é o “leche de tigre”, suco feito com o peixe marinado na lima com os outros componentes. O nome “leite” se deve à de cor branca e o “tigre” ao fato desse molho ser usado no Peru para curar “ressacas” e para dar força a quem o ingere, com está descrito na literatura e na web.
Pois bem, a novidade desta edição do Sparkling Festival, é o Cuzco Ceviche, que levará receitas e releituras deste prato tão ao gosto dos brasileiros, e poderá ser apreciado junto com o vinho que cada um escolher.
O evento tem entrada gratuita para toda a área de exposição, que concentrará as vinícolas, o espaço gastronômico e onde acontecerão as atrações culturais. Somente o acesso à área restrita de degustação é cobrado (a partir de R$ 59,00 o primeiro lote). O visitante recebe uma taça de cristal oficial do evento e uma pulseira que dá direito a 3 horas de degustação dos rótulos em exposição.
Serviço: Sparkling Festival – Dia da Mulher- Dias 07 e 08 de Março, 11h30 às 22h00.
Área de degustação: R$ 59,00 p/p para 3 horas de degustação.
Ingressos para a área de degustação: https://www.ingressocerto.com/sparkling-festival
Onde: Cinemateca Brasileira – Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino
Metrô: Estação Hospital São Paulo, Linha Lilás (750 m)
Crianças e pets são bem-vindos!
Há acesso para pessoas com mobilidade reduzida.
Facebook: /sparklingfestivalbr
Instagram: /sparklingfestivalbr
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão