Meninas e meninos,
Hoje é o Dia da Cachaça, e com ele, o Bar do Álvaro Cézar Galvão. No dia 13 de Setembro de 1661, a cachaça foi liberada pela Coroa Portuguesa para venda e fabricação no Brasil.
A rebelião conhecida como a Revolta da Cachaça aconteceu no Rio de Janeiro, e legalizou a bebida proibida até então. Como uma forma de homenagear esse acontecimento histórico, o Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional-IBRAC- criou o Dia da Cachaça em 2009. A data é comemorada no dia 13 de Setembro.
A DEFINIÇÃO DE CACHAÇA .
A cachaça é definida pela legislação brasileira como produto alcoólico obtido a partir da destilação do caldo de cana fermentado, devendo apresentar teor alcoólico entre 38% e 48 % de álcool.
POR SUA FORMA DE PRODUÇÃO.
Pode ser dividida em dois grupos: de alambique e industrializada. Não confundir com “aguardente”, que é a bebida fermentada com graduação alcoólica de 38% a 54% em volume a 20ºC. É obtida pela fermentação do mosto da cana-de-açúcar, podendo ser adicionada de açúcar até 6g/l. De 6g/l até 30g/l o produto deverá ter em sua denominação a expressão “adoçada”.
CRESCIMENTO.
O número de estabelecimentos produtores de Cachaça e Aguardente registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-MAPA- cresceu 4,14 % no último ano. O número no ano passado foi de 1.131 e em 2019, de 1.086. Apesar da bebida ainda se manter no topo como uma das mais consumidas e populares no país, o preconceito e os julgamentos precipitados ainda fazem parte de sua história.
Eu sou admirador de boas bebidas e claro, dentre elas, a brasileiríssima cachaça: único destilado no mundo que pode estagiar-envelhecer em mais de 30 tipos de madeiras. Em geral, os destilados utilizam apenas o carvalho para isto.
Já me declarei fã de muitas marcas, como por exemplo: Wiba , Microdestilaria Hof , Weber Haus , Casa Bucco, Casa Buchmann, Don Taparo, Sanhaçu e muitas outras. Mas tenho uma do coração a da fabricada pela Pitu com o rótulo Vitoriosa.
“Muita gente imagina que a cachaça é uma bebida barata, com teor alcoólico altíssimo e de qualidade duvidosa”, afirma o empreendedor Rafael Araújo, criador da startup Cachaçaria Nacional , maior loja de cachaças online do mundo.
“Independentemente do preço, o mais importante é que as pessoas explorem o universo da cachaça e entendam o quão rica ela é de história e sua importância para o nosso país”, finaliza Araújo.
Feliz dia da Cachaça
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão