Meninas e meninos,
Jules L’art du Pain é mais que uma padaria, é um espaço onde a boulangerie, pâtisserie, viennoiserie, glaciers e a charcuterie se encontram em proveito do cliente. Antes de explicar estes termos mais técnicos, tenho que informar o responsável por tudo isto na Jules L’art du Pain, o jovem francês Pascal Abadie.
Jules L’art du Pain, ou Jules padaria para simplificar muito, já está em sua quarta unidade, o que vem confirmar o que escrevi.: “Jules L’art du Pain é mais que uma padaria”.
Vamos lá traduzir em termos mais coloquiais os significados das palavras francesas acima. Boulangerie (pães), pâtisserie (doces), viennoiserie (folhados), charcuterie (embutidos), glaciers os sorvetes e sorbets, estes últimas com frutas e sem leite.
Estive na inauguração da Jules L’art du Pain unidade do Campo Belo, e confesso que me entusiasmei. Digo isto porque já conhecia a Jules, mas ficando mais distante, a unidade que já frequentava, impossibilitava minha maior frequência.
Conversei com o Pascal Abadie, e me impressionou a força de vontade, além da qualificação, deste francês, que veio ao Brasil para trabalhar em outra área. Assim como eu, que também mudei de atividade, Abadie resolveu ir atrás de um sonho, o de criar com produtos de excelência, sem conservantes, corantes e outros “antes”, suas obras de arte.
Não é sem motivo que o nome das casas é Jules L’art du Pain, e conseguiu, garanto. Abadie faz questão de frisar que a motivação e paixão se aliaram à vontade de colocar em prática alguns pilares que para ele são o ponto nevrálgico do negócio de fazer a arte em panificação.
“Acima de tudo, nossa marca está baseada em quatro pilares: a produção artesanal; o uso de ingredientes da melhor qualidade, livres de aditivos químicos e corantes; a exclusividade das receitas e, ainda, a busca incessante por conciliar produtos de ótima qualidade a preços acessíveis”, enfatiza Pascal.
“Na França a qualidade da farinha é levada muito a sério. Faço questão de manter esta tradição, desde a época em que trabalhava no 17º arrondissement, em Paris”, diz o chef. “Além disso, a longa fermentação está presente em todos os nossos pães”, explicou.
Para comprovar com tranquilidade, fiz uma “comprinha básica” no dia de minha visita. Comprei baguete, claro, também brioche, croissant, bolo de milho(este é um capítulo à parte), bacon, palitinho de parmesão.
Sou apaixonado por receitas com milho, e o bolo de milho da Jules L’art du Pain, é fantástico. Pedacinhos do milho, igualzinho às doceiras mais tradicionais do Brasil fazem. Delicioso, eu já voltei para comprar, ou pedi comprarem, mais de uma vez!
Há muito que falar sobre a Jules L’art du Pain que é mais que uma padaria, mas a melhor maneira de conhecer é indo lá e provando suas deliciosas receitas.
Jules L’art du Pain unidade Campo Belo- Rua Gabriele D’Annunzio, 1379.
Tels. (11) 5561-0856/ (11) 95035-2227 (whatsapp). De seg. a dom, das 7h às 20h. Com wi-fi grátis e acesso a deficientes.
APP (disponível no Google Play e Apple Store): Padaria Jules.
@padariajules
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão