Meninas e meninos,
Almadén do Grupo Miolo faz aniversário de 47 anos. Passou por muitos momentos desde seu início no Brasil, vindo da Califórnia par Santana do Livramento na Campanha Gaúcha.
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Miolo Wine Group
Com uma transformação de marca, o Grupo Miolo adquiriu e programou novidades desde sua aquisição no ano de 2009, reposicionando a Almadén no mercado.
É no Paralelo 31, na propriedade da Miolo, em Santana do Livramento, na Campanha Central do Rio Grande do Sul, que estão os maiores e mais antigos vinhedos de uvas viníferas conduzidos em espaldeira do Brasil.
A Almadén conta com 450 hectares plantados com cerva de 25 variedades de uvas viníferas. Algumas destas áreas foram convertidas, outras replantadas e outras se conservam, atravessando o tempo fazendo história.
A Almadén a primeira vinícola a se instalar na Campanha Gaúcha, e de lá vieram os vinhos com estes rótulos que carregam a marca de vinhos mais antiga da Califórnia – Almadén -, criada nos Estados Unidos em 1852.
Aqui no Brasil, a Almadén se instalou em 1973, quando encontrou, segundo seus criadores, um dos melhores lugares do mundo para a viticultura, com 100 dias de sol no verão.
A continuidade dessa história foi traçada pela Vinícola Miolo, que em 2009 trouxe a marca para seu portfólio. A Miolo do Vale dos Vinhedos, o Seival de Candiota e Terranova do Vale do São Francisco fazem a Miolo Wine Group.
Nesses 11 anos de profunda transformação, a marca Almadén se revigora, reformulando produtos e modernizando embalagens. Hoje consolidada, apresenta uma linha de 13 vinhos (sete tintos, cinco brancos e um rosé) e três espumantes descomplicados e fáceis de beber.
A vinícola fez também grandes investimentos na renovação dos vinhedos, implantou a primeira colheita mecanizada do Brasil, e novas tecnologias na produção de vinhos. Todos os anos, durante a safra de pouco mais de dois meses, são produzidos aproximadamente 4,3 milhões de quilos de uvas, uma operação que envolve mais de 400 pessoas.
Na Safra 2020, considerada a Safra das Safras, as variedades tintas Merlot, Tannat, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, e a variedade branca Gewürztraminer se sobressaíram, mas o grande destaque ficou com a Cabernet Franc.
![Almadén Cabernet Franc](https://divinoguia.com.br/wp-content/uploads/2020/08/Novo_Almadén-Seco-Cabernet-Franc-242x300.png)
Almadén Cabernet Franc
É na vinícola Almadén que nasce um dos ícones da Miolo e do Brasil, o Miolo Vinhas Velhas, um autêntico Tannat, de plantas enraizadas ainda em 1976, ao estilo dos grandes vinhos de vinhas velhas europeias.
“Este vinho retrata muito bem a cultura de vinhas velhas da Europa. Somos privilegiados pela possibilidade de elaborá-lo com vinhas de 44 anos. Possuir este vinhedo, para nós, é o testemunho da adaptação da casta Tannat na Campanha Central, onde ela se revela em sua plenitude. Este vinhedo ativo no Brasil é uma fortaleza e nos remete às grandes vinícolas do Velho Mundo”, celebra o enólogo Adriano Miolo, Diretor Superintendente da vinícola. Este ano, a Miolo lançou o Vinhas Velhas Safra 2018, fechando o kit dos Sete Lendários.
LINHA DO TEMPO ALMADÉN NO BRASIL
Década de 1970 – Início dos trabalhos na região de Santana do Livramento, quando se apostou no grandioso projeto de produção de vinhos finos no Brasil.
1980 – Construção da adega.
1982 – Primeira safra.
1984 – Lançamento da marca.
1986 – Marca assume a liderança no mercado.
1993 – Lançamento no mercado brasileiro dos primeiros varietais finos com a marca Almadén.
2002 – Pernod Ricard adquire marca Almadén.
2005 – Comemoração dos 30 anos da marca.
2009 – Miolo adquire marca Almadén fazendo reformulação de vinhedos e rótulos e apresentação dos produtos.
2011 – Introdução da colheita mecânica, pioneira no país.
Fotos: Divulgação Miolo- Imagens dos vinhedos em Santana do Livramento, do lançamento Almadén Cabernet Franc e do ícone do terroir Vinhas Velhas.
Parabéns Grupo Miolo!
Até o próximo brinde!