Meninas e meninos,
Adoro cervejas bem feitas, e dentre elas a linha da Paulistânia, uma cerveja Premium produzida com os melhores ingredientes e que sempre mostrou forte ligação com a cultura brasileira. Desde seu lançamento tem me chamado a atenção pelo paladar e aroma que possui em seus variados estilos, além dos rótulos sempre homenagearem, em princípio o estado e cidade de São Paulo.
Há versões que já homenagearam outras cidades de outros estados, pois como bem diz Marcelo Stein, da Bier & Wein, a empresa responsável pela importação e distribuição de inúmeras cervejas tais como Erdinger, HB, Warsteiner e também pela criação e distribuição da Paulistânia em variados estilos, esta cerveja é de todos!
Mas voltando aos rótulos Craft, aproveitando-se do fato que a 8ª edição do Paulistânia BeerFest seria realizada em 12 de Agosto, um dia antes, a Bier & Wein nos chamou para degustarmos em primeira mão as três novidades: Paulistânia Pátio do Colégio, uma Belgian Tripel; a Paulistânia Caminho das Índias uma Session IPA e a Paulistânia Ipiranga uma Strong Wood Red Lager.
Vamos à elas e a explicação dos nomes e rótulos Idealizados pela Bier & Wein, pioneira em cervejas especiais no Brasil desde 1993.
CAMINHO DAS ÍNDIAS- A Paulistânia “Caminhos das índias” é uma homenagem à expedição de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, que em 1500 organizou sua esquadra, com 12 Naus, 1 Caravela e 1,5 mil tripulantes, rumo às Índias. Primeiro navegaram para o ocidente para tomar posse das terras do novo mundo, que de acordo com o tratado de Tordesilhas seriam de Portugal.
Em 22 Abril daquele ano chegaram à costa brasileira, na qual Pero Vaz de Caminha redige a famosa carta documentando a descoberta do Brasil e, 10 dias depois, retomam a viagem às Índias. Com esta história, a Paulistânia criou a cerveja “Caminho das Índias”: uma Session IPA leve e clara, com amargor limpo e aroma cítrico, levemente floral e terroso da especiaria açafrão da Índia ou cúrcuma. Harmoniza bem com petiscos em geral, hambúrgueres e carnes grelhadas.
Ficha técnica: Paulistânia – Caminho das Índias
Família: Ale – Alta Fermentação
Estilo: Session IPA
Coloração: Âmbar claro
Teor alcoólico: 4,2% ABV
IBU-42
IPIRANGA- A Paulistânia “Ipiranga” é uma homenagem à Independência do Brasil. Ipiranga é uma palavra de origem tupi que significa rio vermelho. Este rio chamado de Ipiranga pelos indígenas no Brasil Colonial presenciou às suas margens o grito da Independência de D. Pedro I, em 7 de Setembro de 1822, tornando o Brasil uma nação soberana.
A partir deste momento histórico, a Paulistânia criou a cerveja “Ipiranga”, uma Strong Wood Red Lager, de coloração avermelhada, combinação perfeita de aromas e sabores além das notas tostadas e caramelizadas dos maltes, enobrecida pela madeira brasileira Umburana ou Amburana utilizada na sua maturação. Esta cerveja é Ideal para acompanhar pratos robustos e picantes, queijos azuis e maturados, além de sobremesas em geral.
Ficha técnica: Paulistânia – Ipiranga
Família: Lager – Baixa Fermentação
Estilo: Strong Wood Red Lager
Coloração: Vermelho acobreado
Teor alcoólico: 7,2% ABV
IBU-19
PÁTIO DO COLÉGIO- A Paulistânia “Pátio do Colégio” é uma homenagem ao local de nascimento da cidade de São Paulo. Celebramos seu aniversário no dia 25 de Janeiro, pois neste dia no ano de 1554, no alto da colina entre os rios Tamanduateí e Anhangabaú, os padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta fundaram o Colégio que seria o centro de educação e formação dos indígenas e dos colonos cristãos europeus que já habitavam as terras do novo mundo.
Com base neste acontecimento histórico, esta cerveja, uma Tripel, que são tradicionalmente feitas em monastérios europeus, homenageia e faz alusão às primeiras missões religiosas no Brasil que deram origem à cidade de São Paulo, cerveja com personalidade, de aromas e sabores frutados, amargor suave e limpo dos lúpulos, com adição de cardamomo que traz notas cítricas e picantes. Boa companhia para carnes de porco, fondue de queijo, risotos e massas ao molho pesto.
Ficha técnica- Paulistânia -Pátio do Colégio
Família: Ale – Alta Fermentação
Estilo: Belgian Tripel
Coloração: Ouro
Teor alcoólico: 8% ABV
IBU-30
Saiba mais da família de rótulos Craft e outras no site e também mais especificamente da Paulistânia
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão