Meninas e meninos,
500 anos da morte de Leonardo da Vinci marcam o ano de 2019 e a região Centro-Vale do Loire que está incrementando uma grandiosa manifestação cultural para promoção e turismo desta região já muito visitada da França, e com uma recepção digna desta data, estive com os amigos Caroline Putnoki da Atout France, Ricardo Hida e Cassio Vilela da Promonde.
Como regra para as comemorações da Região Centro-Vale do Loire, esta deverá usar as riquezas patrimoniais e culturais como marco da identidade e da atratividade do território, gastronomia, vinhos, turismo, as belezas naturais, as edificações monumentais estão dentro da grandiosa perspectiva das atrações do evento Leonardo da Vinvi-500 anos da Renascença no Centro-Vale do Loire.
Centro-Vale do Loire no decorrer dos séculos, sempre esteve ligado aos artistas de todas as áreas, intelectuais, humanistas, principalmente no Renascimento, e com o marco em 2019 do quinto centenário da morte de Leonardo da Vinci no Clos Lucé, em Amboise, os festejos programados são inúmeros.
Mas não só o aniversário de quinhentos anos da morte de Leonardo da Vinci marca o ano de 2019, também, mas também do nascimento de Catarina de Médici, em Florença, e do início da construção do Château Royal de Chambord.
Esta herança prestigiosa, no coração de uma região embalada pelos países-sábios classificados com Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, desfrutou de um desenvolvimento sem precedentes e cobriu-se de novas construções, das quais subsistem numerosos testemunhos: Chambord, Azay-le-Rideau, Valençay, Chenonceau, Ala Francisco I do Château de Blois ou ainda o Clos Lucé.
A região do Centro-Vale do Loire, berço resplandecente das artes e da arquitetura da Renascença na França, deseja, em um diálogo entre a História e o futuro, projetar no mundo contemporâneo a efervescência e o art de vivre renovado dessa época.
Estas celebrações históricas ao alcance atual constituem a oportunidade única na história de arquitetura, artesanato, gastronomia e, mais amplamente, arte de viver artistas, arquitetos, pesquisadores, filósofos, designers, humanistas devem estar presentes às celebrações de aniversário, desvendando a região do Centro-Vale do Loire sob as cores do Renascimento, e conhecer os fundamentos desta cultura e sua imaterialidade.
Para dar início concreto às festividades a Atout France, a agência de desenvolvimento turístico da França foi escolhida e encarregada de projetar este evento gigante que terá como destino a França em 2019.
“O “Tour Leonardo da Vinci” passará em 10 países e três continentes, entre o fim de setembro de 2018 e o fim de janeiro de 2019, para promover os 500 anos do Renascimento no Centro-Vale do Loire pelo mundo” comentou François Bonneau, presidente da Região do Centro-Vale do Loire.
Por esta história política, cultural e patrimonial tão rica, a região do Centro-Vale do Loire é, então, para a França, o berço do Renascimento, cujo movimento intelectual e artístico nascido na Itália do Quattrocento chegou à França e, mais particularmente, na região do Centro-Vale do Loire, graça a Carlos VIII e Francisco I.
Pela vontade de seus soberanos, artistas, paisagistas, arquitetos, artistas, todos italianos, transformaram tanto as cidades quanto os campos do Vale do Loire através da construção de castelos, igrejas, edifícios públicos, mansões, casas, principalmente em enxaimel, e hotéis particulares.
Assim o Centro-Vale do Loire conviveu com um desenvolvimento sem precedentes e cobrir-se de construções que ainda hoje constituem o orgulho da França: Chambord em 1519, Azay le Rideau em 1518, Valençay em 1520, Chenonceau em 1514 ou ainda a ala Francisco I do Château Royal de Blois em 1515.
A parceria e um plano de ações específico para 2018/2019 será posto em campo conjuntamente por Atout France, o Conselho Regional, o Crt Centre-Val de Loire e seus parceiros para assegurar a promoção internacional de Viva Leonardo da
Vinci! 2019 – 500 anos de Renascimento no Centro-Vale do Loire.
As celebrações de 2019 serão, portanto, bem mais do que uma simples comemoração, tratar-se-á de uma operação de envergadura nacional e internacional.
Para saber mais Atout France www.atout-france.fr
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão