Meninas e meninos,
Domaine L’Amauve Les Merrelies Séguret 2019 provém de uma propriedade familiar de 11 hectares localizada no território Séguret. Produzem sob a denominação Côtes du Rhône Villages Séguret.
Fazia algum tempo que havia degustado os vinhos Domaine L’Amauve, que são importados pela Winebio em pequeníssimas quantidades. São vinhos de área cultivada organicamente, num terroir específico, aliás, estão em conversão para biológico desde 2017. Os tratamentos da vinha são limitados, e quando alguns são feitos é sempre com a quantidade mínima útil de sulfato de cobre e enxofre. O Enólogo, Christan é apaixonado pela vinha e pelo vinho.
O vinho ainda está jovem, em minha opinião, creio que mais uns 3 anos seriam necessários para extrair do Domaine L’Amauve Les Merrelies Séguret 2019 todo seu potencial.
Corte tradicional das Côtes du Rhône, com predominância da Garnacha preta (70%), Syrah (20%), Mourvedre, Cinsault, Carignan (antigo) 10%. O olfato vem carregado de frutas e especiarias, tem bom equilíbrio, mesmo trazendo 15,14% em álcool(curioso ter alcoólico com decimais quebrados). Taninos ainda bem presentes, acidez ótima. Com estes atributos deve ser bem longevo!
A vinha é orgânica, fermentação com leveduras selvagens, estagia em barricas de vários usos por 12 meses e mais 18 meses em garrafa. Eu o degustei à época acompanhado de uma massa com ragu de cordeiro, e a foto do prato eu não achei(desculpem a falha).
Me lembrei também de postar no meu instagram @divinoguia sobre o cuidado que a Carolina Escobar da Winebio tem com seus vinhos, mostrando uma embalagem muito interessante e que protege bem a garrafa para quando for entregue na casa do cliente.
Consultando o site da Winebio vi que os vinhos Domaine L’Amauve que foram importados, já foram todos vendidos, pois como alertei acima, chegaram mínimas quantidades, e como os vinhos são bons….já acabaram.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão