Meninas e meninos,
Gastronomia regional no ótimo Nordeste A Mesa. Um restaurante onde a comida é levada a sério, com preços justos e com jeitinho “arretado” que o Chef Francisco de Sousa Carneiro, e sua mulher Daniele Ferrer, imprimem na culinária e no jeito de ser e tratar os clientes.
Desde 2006, o Chef Francisco, cearense, é o encarregado de mostrar as delícias da gastronomia regional nordestina do sertão, fazendo com que seus clientes se deliciem com pratos e receitas.
Fui conhecer o Nordeste A Mesa e fiquei contente ao ver que a gastronomia regional se faz presente, mesmo que por vezes com pequenas adaptações para agradar ao gosto de quem vai comer. Um exemplo da moderação é o coentro, tão amado quanto odiado, que é usado com moderação e a pedidos.
“Pense num lugar arretado”, me disse o Silvio Tadeu, assessor do restaurante. Realmente, percebi isso tanto na decoração despojada, com motivos regionais do nordeste, quanto à culinária, e também na brigada atenciosa. O quão bom é ter um lugarzinho que faz os nordestinos que trabalham ou estão na pauliceia, viajarem aos seus lugares de origem, em especial ao sertão do Nordeste ao sabor dos pratos e lembranças. Arretado por demais!
O cardápio é variado, a macaxeira(a macaxeira também é conhecida como mandioca mansa ou aipim) aparece em muitas entradas e pratos. A carne de sol, a carne seca, o baião de dois a dez, sim Baião de Dez-são dez ingredientes no prato que no tradicional é chamado de Baião de Dois.
O dadinho de tapioca vem com uma geleia de pimenta sensacional, que me fez prova-la também com a saborosa Barriga na Cachaça- barriga de porco macia e crocante, com 12 horas curando na cachaça.
Por falar em cachaça, o Nordeste A Mesa tem uma seleção delas, onde também entram algumas cachaças mineiras, afinal, o norte de Minas Gerais é quase baiano, quase nordestino.
A carne de sol Raízes do Sertão, prato bem servido, muito equilibrado, onde a carne é selecionada pelo Chef para se apresentar sempre macia e saborosa. Baião de Dois, Baião de Dez e muito mais
Para sobremesa pedi a tradicional Cartola, prato típico do nordeste onde a banana frita, em geral na manteiga de garrafa, polvilhada com açúcar mascavo, canela e combinada com o queijo coalho quente, faz o doce se mesclar com o salgado. Pode vir acompanha ou não com melado de cana.
Finalizando o café coada à mesa, e para quem adoça o café, rapadura ou melado. Claro que também tem adoçante para os mais fit.
O Nordeste A Mesa fica no Brooklin- Av. Nova Independência, 453.
11 5102-4584
11 97634- 9284 (WhatsApp)
@aquinobrooklin
@agataartteatro
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão