Meninas e meninos,
Gioia Sur Lie Nature I.P Pinto Bandeira 2016 é um dos espumantes da Vinícola Aurora . É a mais nova obra de arte do enólogo Flávio Zilio e equipe. Com apenas 1000 garrafas, fui um dos felizardos a provar e comprovar esta maravilha de espumante. Minha garrafa foi a de número 919.
Muito já escrevi sobre a Cooperativa Vinícola Aurora , esta gigante com mais de 1100 famílias cooperadas. Hoje aos 90 anos completados no início do ano, tem uma gama de produtos invejável! Tem um vinho comemorativo o Aurora 90 Anos que traduz bem a trajetória da vinícola. E tem muito mais no site Divino Guia, como por exemplo o rótulo Millesimé .
Voltando ao Gioia, que a palavra na tradução literal significa “alegria” em italiano, é um espumante surpreendente. Gioia é também uma linha de rótulos que busca na expressão máxima do terroir de cada local, sua identidade. São rótulos exclusivamente elaborados em regiões com I.P- Indicação de Procedência ou D.O-Denominação de Origem com uvas selecionadas.
O Gioia Sur Lie Nature I.P Pinto Bandeira 2016 tem um corte que me parece inédito para um sur lie brasileiro: 60% Chardonnay; 30% Pinot Noir e 10% Riesling Itálico. Esta última cepa, deu um toque sutil de flores brancas e um “peso” em boca delicioso.
Como descreveu o enólogo quando apresentou o Gioia no Descorchados, é um espumante em sua forma mais original, sem dégorgement, consequentemente sem licor de expedição. A autólise das leveduras ocorre enquanto a garrafa não for aberta. O espumante continua envelhecendo por tempo indeterminado e a decisão de interromper esse processo é única e exclusivamente de quem for degustar. Não é novidade a técnica que sabemos chamar sur lie, mas a bebida ganha uma complexidade inimaginável.
Notas de degustação em minha opinião
As notas de degustação, a começar pelo visual turvo de cor amarelada é próprio, e tem contra a luz, até tons mais verdeais. O perlage é abundante, fino, constante, com bom mousse. Aromas menos cítricos, apesar da maçã verde, e mais austeros como brioche recém-assado. Outras frutas brancas maduras vão surgindo. Torrefação de amêndoas e amendoim aparece, e um sutil floral, mas persistente, lembrando flores brancas, lírios e rosas.
Em boca o brioche, a maçã verde em meio de boca, um mineral lembrando fósforo deliciosamente envolvente e o amendoim tostado. Untuosidade é seu nome! Com algum “peso” ao se deglutir, me permitiu ousar e harmonizar com carne vermelha grelhada, além de um salame colonial ainda não totalmente curado. Ajudou na harmonização o teor de álcool com 13%.
Parabéns Aurora o Gioia Sur Lie Nature é fantástico!
PS.: O Gioia Sur Lie Nature I.P Pinto Bandeira 2016 devido ao pequeno número de garrafas elaboradas, não está disponível para alguns mercados, portanto, melhor consultar na loja virtual onde comprar
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão