Meninas e meninas,
Vinícola Aurora lança vinho comemorativo aos 90 anos. Blend de quatro variedades tintas, de safras especiais, o rótulo é mais uma celebração da Aurora à sua bela história.
São nove décadas desta vinícola brasileira, o que me enche de orgulho por ter desde sempre defendido os vinhos brasileiros. O Aurora 90 anos foi elaborado unindo a tradição com inovação, ao levar o consumidor para uma imersão na história da empresa.
Blend de quatro variedades tintas, de três safras especiais, resultaram num grande vinho celebrando os 90 anos. O Aurora 90 Anos tem blend com 30% de Cabernet Sauvignon 2015; 50% de Merlot 2018; 15% Tannat 2018 e 5% de Cabernet Franc 2019.
Foram elaboradas 36 mil garrafas do vinho que é vendido por R$ 90, na loja da Aurora, junto à unidade Matriz, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Neste ano, a Aurora traz uma inovação no contrarrótulo. Um QR Code leva a uma animação sobre a história da vinícola, desde a fundação, em 1931, por 16 famílias, até os dias atuais. A tecnologia utilizada é a Realidade Aumentada.
Com passagem de 12 meses por barricas de carvalho americano, o Aurora 90 Anos foi elaborado exclusivamente com uvas da Serra Gaúcha. O solo é argiloso, com presença de rochas de basalto. Topografia com declive moderado a baixo, clima frio à noite e moderadamente quente durante o dia. Sua coloração é rubi intensa com reflexos vermelho profundo.
Os aromas remetem ao café, tabaco, baunilha, mentol, fruta vermelha madura (ameixa) e fruta preta madura (cassis). Em boca, é um vinho equilibrado (álcool/acidez), persistente, mineral, com taninos aveludados bem presentes.
O presidente do Conselho de Administração da Vinícola Aurora, Renê Tonello, destaca que o produto segue a tradição da vinícola mais premiada do país, de lançar um vinho comemorativo a cada cinco anos. O primeiro foi no cinquentenário, em 1981.
“É um vinho que está à altura das comemorações pelos 90 anos da Aurora, que traduz toda a história de uma empresa que é alicerçada no trabalho, na dedicação das 1,1 mil famílias produtoras e na evolução tecnológica que nos dá condições de elaborar um produto como esse. Esse é um ano mais do que especial para a cooperativa, com mais uma grande safra, e com desafios que são do tamanho da Aurora”, antecipa o presidente.
O enólogo-chefe da Vinícola Aurora, Flavio Zilio, explica que para a elaboração do vinho foram escolhidas algumas das variedades mais representativas e que contam a história da Aurora ao longo dos 90 anos. O enólogo acrescenta que o corte com uvas de safras especiais para cada uma das castas, traz uma complexidade e um equilíbrio perfeito.
“Como enólogo, tenho muito orgulho de poder dar minha contribuição, junto a toda equipe de funcionários, e levar para o consumidor um vinho muito especial”, reforça Zilio.
Sobre harmonizações, o enólogo afirma que por ser um vinho com muito bom corpo e potencial de guarda, harmoniza perfeitamente com grelhados, Os churrascos, assados de carnes de caça, queijos de massa dura como o grana e massas com molhos encorpados também ficam bárbaros.
Inovação marca lançamento.
Além de marcar a data com o lançamento de mais um vinho especial, a Vinícola Aurora propõe uma experiência interativa para o público. O gerente de Marketing, Rodrigo Valerio, explica que a empresa faz um convite para que o consumidor conheça mais sobre a história da Aurora, acessando via QR Code, que está no contrarrótulo.
Imediatamente, pode ser visualizado como foi a fundação da cooperativa, galeria de ex-presidentes, fotos e fatos históricos e outras curiosidades sobre a empresa. A realidade aumentada é a integração de elementos ou informações virtuais com elementos do mundo real através de uma câmera.
“Trabalhamos com um conceito de realidade aumentada e interação com o público. A ideia é trazer inovação para uma categoria que geralmente é mais relacionada ao clássico. É uma forma de associarmos o fato histórico dos 90 anos com a busca constante por estreitar esse contato com o consumidor”, resume.
Fotos minhas e de Eduardo Benini.
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Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão