Meninas e meninos,
Parece recorrente eu escrever do Chile? Pois então prestem atenção em todas as ações que este belo país produtor não só de vinhos, mas de muitas frutas, só para citar o campo agrícola, e considerem o porquê é sempre presente em meus textos.
Falei do Catad’Or Wine Awards, onde tive o privilégio de ser jurado no primeiro ano que houve uma cata de Piscos e também anunciei o que eu, depois de regressar de uma visita mais específica aos vinhos da região de Itata, considero um grande avanço, o Catad’Or Ancestral Wine Awards, que pela primeira vez foi realizado agora mesmo no início de Dezembro,.
Agora mostro o resultado deste concurso que contou com grandes nomes do mundo do vinho, entre sommeliers, enólogos, jornalistas de várias partes do mundo, inclusive do Brasil, que esteve representado pelos amigos Cassia Campos; Daniela Bravin; Walter Tommasi.
Também estiveram dentre os jurados os amigos chilenos Héctor Riquelme; Sergio Correa U.; Felipe Neira; Francisco Zúñiga; Luis Campos Gajardo, isto sem contar com os de outras nacionalidades que conheci no Chile como o enólogo Grant Phelps.
Mas o que me deixa orgulhos e até envaidecido é que alguns dos vinhos que ganharam medalhas, eu os conheci nesta última viagem ao Chile e que ainda farei postagens mais específicas, pois são vinhos bem específicos, em geral de muito pequenas produções e com parreiras muito antigas como Pais, a Cinsault, a Moscatel de Alexandria dentre outras.
Os dezoito jurados convocados analisaram 220 amostras de 63 produtores de 24 regiões que foi de Arica a Biobío, sendo 28 cepas, onde reinaram a País e a Cinsault, incluindo-se aí os vinhos a granel com 34 amostras.
O grande destaque para os vinhos campesinos ficou com o Vale de Itata, ganhador de 17 medalhas de ouro e 21 de prata, com as zonas que visitei em minha viagem presentes: Coelemu, Ranquil e Guariluhue.
Os troféus especiais foram concedidos para:
1-Sociedad Agrícola Valle Itata- Ñipanto Reserva Cinsault 2005-Melhor Vinho ancestral.
2-Viña Mora Reyes-Melhor Vinha ancestral.
3-Viña Armidita-Armidita Pajarete Antiguo Moscatel 2010-Melhor vinhos de pequenos produtores.
4-Rosa Vidal Torres- Los Nogales Moscatel de Alexandria 2017-Melhor vinho a granel.
5-Piedras del Encanto- Kürüf Brut Moscatel de Alexandria-Melhor espumante.
Para lembra de minha viagem, os vinhos Trifulca Cinsault Valle de Itatata-Coelemu ganhou ouro e o primeiro vinho que degustei na etapa o Vinos de Pateo-Nuyun Cinsault Valle de Itata-Guarilhue ganhou prata. Este último eu trouxe uma garrafa comigo para deleite dos amigos aqui no Brasil!
Relação completa dos jurados bem como mais detalhes no site
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão