Meninas e meninos,
Raríssimo by Osvaldo Amado importados pela Mosto Flor, uma importadora de vinhos Premium. Osvaldo é um renomado e reconhecido enólogo português, um profissional consultor de muitas vinícolas, e a parceria com a Mosto Flor, o trás ao Brasil mais uma vez.
Primeiramente um pouco da Mosto Flor para quem ainda não conhece.
A MOSTO FLOR se caracteriza por ser uma importadora de vinhos Premium como se intitula. Dentre os objetivos da Mosto Flor divulgar, difundir, e levar conhecimento sobre vinhos aos clientes.
Mostrar as histórias por trás dos vinhos, quem e como os elabora. A Mosto Flor objetiva também levar o prazer de degustar ótimos vinhos de seletos produtores, seus aspectos organolépticos com os aromas e os sabores, origens e claro, suas histórias.
A Mosto Flor é uma empresa familiar, onde Amanda Camilotti e Athos Oliveira se dedicam pessoalmente, de maneira única e individualizada, a cada rótulo escolhido para compor seu catálogo. Com sede em Campinas, no Estado de São Paulo, a MOSTO FLOR é uma empresa nascida e cuidada com paixão pelos vinhos.
Quanto ao enólogo Osvaldo Amado, que esteve pessoalmente nos apresentando sua série de vinhos Raríssimo by Osvaldo Amado, é apaixonado ao seu mister. Elabora vinhos há mais de 30 anos pelas emblemáticas regiões portuguesas. Com os Raríssimo, ele se dedicou aos seus próprios vinhos.
São vinhos de edições muito limitadas, feitos num estilo nunca antes comercializado. Verdadeiros vinhos de ateliê, diferenciados pela originalidade e pela raridade. A marca RARÍSSIMO By Osvaldo Amado é traduzida em vinhos especiais, feitos e acompanhados direta e totalmente pelo enólogo e que, agora, chegarão às taças dos apreciadores e conhecedores brasileiros.
A degustação constou de cinco vinhos nesta ordem estabelecida pelo enólogo.
1-Raríssimo Branco 2015 DOC Bairrada- Um vinho fermentado em barricas e que estagiou 6 anos em garrafa. Elaborado com a Arinto, se apresentou cítrico lembrando lima da Pérsia, refrescante, untuoso, gordo mesmo. Em boca confirma o cítrico, alguma mineralidade, longo e ótima acidez.
2-Raríssmo Branco 2011 DOC Dão um excepcional vinho! Até parecia um Riesling, pois para mim, no olfato, surgiu um petrolato característico desta cepa. Depois surge o cítrico. Em boca o cítrico, uma acidez impressionante , os frutos secos surgem, ervas finas, brioche. Muito complexo, ia mudando com o passar do tempo em taça. Estagiou 36 meses em barricas de 2º uso. Adorei este vinho!
3-Raríssimo Clarete Clássico Dão de 2013, corte das castas Touriga Nacional, Tinta Roriz, Jaen e Alfrocheiro, estagiou 7 anos na garrafa. Cor clarinha, digna do nome Clarete, vinho de curtimenta. Maturou 48 meses em inox e cimento. Olfato floral, frutado especiarias. Em boca confirma o frutado e as especiarias como cravo e canela. Surgem aromas de “bosque”, talvez funghi sec.
4-Raríssimo tinto 2001 DOC Dão, corte das cepas Touriga Nacional, Tinta Roriz, Jaen e Alfrocheiro. Fermenta em lagar de granito. Maturação de 24 meses em barricas de carvalho francês, estagiou em garrafa por 18 anos. Sua cor ainda bem rubi não denota toda esta idade! Aromas de especiarias como a canela e a menta ou hortelã. Sutil chocolate amargo, e um leve toque vegetal, de vegetais secos como a vagem do feijão, da ervilha. Em boca equilibrado em taninos ainda perceptíveis, álcool e acidez. As especiarias se mostram, um frescor em final de boca confirmando o mentolado. Vinho para apreciadores, bem ao estilo Mosto Flor.
5- Raríssimo Espumante Nature DOC Bairrada de 2006
Trata-se de um espumante vintage, com degorgement em 2020, elaborado pelo método clássico, com 13 anos de maturação em garrafas sur lie, além de 12 meses após degorgement. Sua cor ainda mais para palha. Olfato curioso de azeitonas. Surgem os frutos cítricos como lima da Pérsia e Cidra. Em boca mineral, untuoso, ótima mousse, confirma o cítrico e algum brioche. Untuoso e longo, espumante para quem gosta, como eu, de espumantes evoluídos, porém com borbulhas, com gás, como este belo exemplar.
Difícil escolher o melhor do painel, o Raríssimo Branco 2011 Doc Dão com certeza está dentre os eleitos, mas o Raríssimo tinto 2001 DOC Dão e este espumante da Bairrada não ficam devendo nada!
Parabéns Mosto Flor por nos proporcionar estas maravilhas líquidas. Parabéns Osvaldo Amado
pelo belo trabalho.
Mosto Flor www.mostoflor.com
19 3500-6800
WhatsApp 19 9 9698100
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão