Meninas e meninos,
Rogerio Dardeau lançou o livro Gente, Lugares e Vinhos do Brasil neste mês de Dezembro, uma ótima sugestão de presente de Natal. Rogerio Dardeau é um enófilo estudioso dos vinhos, e um dos mais especializados em vinhos brasileiros.
Eu conheci o Dardeau em uma viagem que fizemos juntos à Vinícola Dezem, em Toledo no Paraná, isto nos idos de 2007. Fomos para conhecermos de perto as instalações e parreirais. Esta passagem, aliás, está descrita na página 313 do seu livro, para vermos o quão completo e minucioso é o conteúdo da publicação. De lá a esta parte, sigo os caminhos do Dardeau, mais pelo mundo da internet, confesso, mundo este onde tudo fica mais próximo.
Rogerio Dardeau tem outros livros anteriores sobre vinhos, e sempre cabem os vinhos brasileiros nestas publicações, até chegar ao Gente, Lugares e Vinhos do Brasil. Com cerca de 450 páginas dedicadas a contar sobre o mundo vitivinícola brasileiro e sua gente, seara onde também perambulo, o livro é um compêndio de tudo o que se relacione aos vinhos.
Dardeau descende de uma família francesa de vinhateiros, estabelecidos em Montlouis-sur-Loire, há quase cinco séculos. É mestre em engenharia de produção, pela UFRJ-COPPE, advogado (UFRJ), especializado em direito coletivo de trabalho e negociação coletiva, e consultor em modelos de gestão organizacional.
Estuda vinhos, especialmente a produção brasileira desde os anos 1970. Sobre o tema, já publicou três livros, no Brasil, pela Editora MAUAD, do Rio de Janeiro. Vinhos – uma festa dos sentidos-está em quarta edição. Este título ganhou uma edição portuguesa, pela Editorial ESTAMPA, em 2009, cujo prefácio foi escrito por nada menos que Paulo Laureano, consagrado enólogo português.
Em 2013, lançou Vinho & Prazer. O livro reforça a importância da apreciação de vinhos, com toda a liberdade, sem desconfianças ou falsos puritanismos. Dardeau tem sido orientador de degustações em diversas instituições, públicas e privadas. Apresentou o tema Terroires do Brasil, no Circuito Brasileiro de Degustação de 2012, promovido pelo IBRAVIN.
Rogerio Dardeau é também professor da disciplina Vinhos Brasileiros, no curso de extensão O Negócio do Vinho da FGV – Rio.
Neste livro, Gente, Lugares e Vinhos do Brasil, Rogerio Dardeau é vertical! Abrange todos os aspectos, de maneira didática, sobre o que é, como se faz, os diversos terroires brasileiros, bem como legislações, cepas, e notem bem, entre as vinícolas que temos, e que já tivemos, mais de 300 estão retratadas.
Colheita de inverno ou dupla poda? Tem no livro. Os hoje procurados vinhos laranja? Tem também. Como se não bastasse tem até brasileiros que vinificam fora do Brasil, é cirúrgico!
Pessoas da mais nobre estirpe do conhecimento vínico prefaciam o livro e sua orelha, tais como Joseph Morgam atual presidente da ABS-RJ, Ataíde Venâncio e Leo Barreto, fundadores da Vinum Rio.
“Esse novo livro revisita produtores de vinhos finos, descobre outros e os apresenta onde estão, de modo a fortalecer as expressões dos inúmeros terroirs, que vão se formando em nossa terra. Hoje, identifico pelo menos 34 lugares, onde vinhos finos são elaborados, com perfis próprios, no Brasil. São mais de 300 produtores retratados e mais de 400 estudados. Incluí inúmeros mapas, para melhor orientação. Não tenho nenhuma dúvida que estamos todos aprendendo a identificar novas cores, novos aromas e novos sabores”, conta o autor.
Parabéns meu amigo Rogerio Dardeau, estou lendo aleatoriamente alguns capítulos de seu novo livro e aprendendo muito. A editora é a Mauad Comércio e Serviços Editoriais Ltda e para comprar entre em contato
55 (21) 3479-7422
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão